Entre a eficiência algorítmica e a formação crítica

inteligência artificial generativa na educação básica e os desafios da responsabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2026.1.47881

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa, Educação Básica, Responsabilidade Social, Tecnologia e Sociedade.

Resumo

O artigo analisa o uso da inteligência artificial generativa (IAG), especialmente do ChatGPT, na educação básica brasileira, examinando a produção acadêmica para compreender seus efeitos pedagógicos, éticos e sociais. Objetiva-se investigar como as pesquisas recentes têm abordado essa tecnologia no ensino de diferentes áreas, especialmente da linguagem e da matemática, e em que medida contribuem para a construção de práticas pedagógicas críticas e inclusivas. A investigação foi realizada em três etapas: análise de dissertações e teses defendidas até 2023; mapeamento de dissertações de mestrado centradas no ChatGPT; identificação de artigos acadêmicos indexados. Os resultados indicam uma presença crescente da IAG nas práticas educativas, com ênfase na eficiência, automação e personalização, muitas vezes sem problematizações mais profundas. Por outro lado, emergem preocupações com a autoria, a formação crítica e o risco de reprodução de desigualdades sociais e educacionais. Conclui-se que o uso responsável da IAG na escola pública deve estar comprometido com a justiça social, a educação emancipadora e a mediação pedagógica crítica, reafirmando o papel social da educação na superação de desigualdades históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Lages, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, licenciada em Ciências de 1º Grau e em Filosofia. Atualmente, atua como Coordenadora e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Uniplac, além de lecionar nos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias na mesma instituição. Na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), é Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica e do Curso de Pedagogia EaD. Atua como avaliadora de credenciamento de Instituições de Ensino Superior e de Cursos no Basis do MEC/INEP. Coordena o grupo de pesquisa Sistemas, Tecnologias e Educação – EDUTECS/Uniplac, e é vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade – GCET/Uniarp. Seus interesses de pesquisa abrangem Tecnologias Educacionais, Inclusivas e de Aprendizagem, Inclusão Digital, Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica, Inteligência Artificial na Educação e Cidades Educadoras, Inteligentes e Sustentáveis.

Ramon Garrote Jurado, Universidade de Borås.

Doutor em Educação pela Stockholm University, na Suécia, e atua como Professor e Pesquisador na Universidade de Borås. Atualmente, também é Professor colaborador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Possui ampla experiência na área da Educação, com foco na aplicação pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Superior. Seus estudos concentram-se no uso interativo de softwares educacionais nesse nível de ensino, e ele tem participado de diversos projetos internacionais voltados à melhoria da utilização das TIC na Educação Superior, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. Participou de importantes projetos internacionais financiados pela União Europeia que tiveram grande impacto em sua pesquisa. Atualmente, coordena um projeto Erasmus+ intitulado Innovative, free, on and off line access modules to study master’s courses in Europe, cujo objetivo é criar e implementar módulos de acesso para quatro cursos de mestrado na Europa, preparando candidatos ao testar e desenvolver conhecimentos e habilidades necessários para a conclusão bem-sucedida dos programas.

Referências

BAUR, Katharina Tameirão. ChatGPT e o ensino da matemática: crenças dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2024.

BERARDI, Franco. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. Tradução de Edmundo Cordeiro. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

BERARDI, Franco. Depois do futuro. Tradução de Marcelo Consentino. São Paulo: Ubu Editora, 2019.

BRITO, Robson Souto. A pesquisa brasileira em robótica pedagógica: um mapeamento sistemático com foco na educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

CARVALHO, Rita de Cássia Junqueira. O ChatGPT como recurso nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica: sob a ótica de professores e estudantes de uma Rede de Educação Básica Privada. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Belo Horizonte, 2024.

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? e outras interinvenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

FELIX, Cleiton. Tecnologias inteligentes em sala de aula: uma análise do discurso da Google for Education. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

GATTI, Francielle Nogueira. Educação básica e inteligência artificial: perspectivas, contribuições e desafios. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

LISIAK, Caroline; WEBBER, Carine Geltrudes. Explorando a IA generativa nas escolas: aprimorando habilidades de interpretação de dados. Scientia cum Industria, [s. l.], v. 13, n. 2, p. e241320, 2024. DOI: 10.18226/23185279.e241320. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/13340. Acesso em: 22 abr. 2025.

LOIOLA, Alba; SANTOS SACHETE, Andreia; SALCEDO GOMES, Raquel; GRANDI, Roges Horacio. IA generativa em competências discursivas na educação básica. Revista Eletrônica de Educação, [s. l.], v. 18, n. 1, p. e6680122, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6680. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6680. Acesso em: 22 abr. 2025.

MARQUES, Cristina Marques. Desenvolvimento de um tutor virtual inteligente através da utilização da inteligência artificial para contribuir no ensino de Ciências baseado no movimento STEAM. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

MENDES, Amanda de Moura. Gestão escolar e inteligência artificial: o uso do ChatGPT como apoio à gestão. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

MORAES, Romis de Sousa. ChatGPT como um recurso no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2024.

NUNES, Paula Ávila. Escrever não é útil. Revista da ABRALIN, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 192–213, 2024. DOI: 10.25189/rabralin.v23i2.2190. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/2190. Acesso em: 21 abr. 2025.

OLIVEIRA, Susi Machado. Análise comparativa das Expressões Faciais do aprendiz com as atividades de ensino-aprendizagem do Sistema Tutor Inteligente MAZK. Dissertação (Tecnologias da Informação e Comunicação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Araranguá, 2023.

PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Editora 34, 2019.

RIEGEL, Carla Adriana. Explorando a inteligência artificial generativa como apoio aos docentes de Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, 2024.

SANTOS, Paulo Cezar Kroth dos. IA generativa na educação matemática: explorando o ChatGPT em questões do nível I da Olimpíada de Matemática da UNEMAT. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, 2023.

SILVA, Andrey Camurça da. Desafios e possibilidades do uso de inteligência artificial generativa na elaboração e revisão de itens de matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2021b.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021a.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, p. 102-106, 2010.

VASCONCELOS, Paula Vilela Santo Miekusz de. Sociedade do conhecimento e políticas públicas educacionais: uma revisão bibliográfica sobre a Inteligência Artificial no campo da educação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

VILACA, William Santana. Análise de sistemas educacionais aplicando técnicas de agrupamento e análise por envoltória de dados. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

Downloads

Publicado

2026-10-28

Como Citar

Silva, M. P. da, & Garrote Jurado, R. (2026). Entre a eficiência algorítmica e a formação crítica: inteligência artificial generativa na educação básica e os desafios da responsabilidade social. Estudos Ibero-Americanos, 52(1), e47881 . https://doi.org/10.15448/1980-864X.2026.1.47881

Edição

Seção

Dossiê: Responsabilidade Social da Educação: Entre Dilemas e Possibilidades