Aquisição da entoação em espanhol/L2: interação entre efeitos da instrução explícita e variáveis individuais

Autores/as

  • Elena Ortiz Preuss Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0001-7496-4951
  • Rhanya Rafaella Rodrigues Instituto Federal Goiano
  • Wilson José de Oliveira Júnior Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29370

Palabras clave:

Instrução explícita, Diferenças individuais, Entoação

Resumen

Este artigo expõe os efeitos da instrução explícita sobre enunciados interrogativos totais e asseverativos em espanhol como L2 e suas possíveis interações com variáveis individuais, como a capacidade de atenção, frequência de uso, experiência linguística e docente. Trata-se de um estudo quantitativo que abrange testes linguísticos de percepção e produção de enunciados, teste de rede de atenção e questionário de histórico e proficiência linguística. O estudo contou com uma amostra de conveniência abrangendo um grupo experimental que recebeu instrução explícita sobre o conteúdo-alvo num período intermediário entre o pré- e o pós-teste linguístico, e um grupo controle, que não recebeu a instrução. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa, relacionada ao efeito da instrução. Nossa hipótese é de que as variáveis individuais possam ter minimizado o papel da instrução sobre entoação no desempenho desses participantes.

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Publicado

2017-12-07

Cómo citar

Preuss, E. O., Rodrigues, R. R., & de Oliveira Júnior, W. J. (2017). Aquisição da entoação em espanhol/L2: interação entre efeitos da instrução explícita e variáveis individuais. Letras De Hoje, 52(3), 381–390. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29370