Submissões Interrompidas
Em breve lançaremos novos dossiês para 2025.
Saiba mais sobre Submissões InterrompidasEm breve lançaremos novos dossiês para 2025.
Saiba mais Saiba mais sobre Submissões Interrompidas
Dossiê: Texto como tecido da cultura
Período: 15/04/2024 a 30/05/2024
Saiba mais Saiba mais sobre Submissão aberta – Letras de Hoje
DOSSIÊ: Imaginações do Antropoceno na Literatura
O que pensaria uma mentalidade ecológica? Que tipos de literaturas têm pensado um pensamento ecológico (Morton, 2023)? Como podem textos literários fertilizar os pensamentos ecológicos face ao pessimismo climático e antropocênico? Quais literaturas podem imaginar mundos possíveis (Graúna, 2013)? Partindo da ideia de eco ou oikos, a casa, o lugar onde habitamos, a eco-logia dominante (patriarcal, ocidental, heteronormativa) tem, desde a invasão de Abya Yala, gerado paisagens, sociabilidades e imaginários dominados pela catástrofe. Quais literaturas têm pensado e repensado essa fratura colonial (Ferdinand, 2021), humana e não-humana? Quais literaturas têm imaginado-criado mundos (Pratt 2022)? Quais literaturas têm contado histórias ou proposto tramas ecológicas e/ou string figures (Donna Haraway) que desafiam o Capitaloceno (2015) e se contrapõem ao Necroceno (Clark 2019)? Em seu livro, O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim (2021), Carola Saavedra, lança os seguintes questionamentos: "O que pode a literatura? Que horizontes ela é capaz de alcançar? Ou, mais especificamente, o que pode a literatura em um mundo em colapso, assombrado pelo aquecimento global, por pandemias, ascensão da extrema direita, aumento da miséria, entre outras tragédias?" Diante dessa formulação, esse dossiê busca artigos, ensaios e entrevistas que discutam e tensionem o conceito de Antropoceno e conceitos adjacentes (Capitaloceno, Necroceno, Plantatioceno, Plasticoceno, Chthuluceno entre outros) na literatura, atravessado pelas perspectivas contracoloniais e decoloniais, de gênero, da ecocrítica, dos pensamentos indígenas, dos futurismos indígenas (Dillon, 2012) e do afrofuturismo (Dery, 1994). Que literaturas a partir dessas tensões, têm buscado destacar imaginações e linguagens que seriam representativas dessas discussões? Que pensem uma projeção de futuros utópicos ou distópicos permeados pela contracolonização (Bispo, 2023) ou pela ancestralidade que são, essencialmente, modos antiantropocênicos de fazer mundos e criar sociabilidades. Além do apelo à ruína, o que mais pode emergir em/de paisagens devastadas?
Saiba mais Saiba mais sobre Submissão aberta para Letras de Hoje
Caras autoras e caros autores
Informamos que as submissões para a revista estão temporariamente suspensas devido ao alto número de artigos recebidos. Avisaremos assim que voltarmos a receber os trabalhos. Agradecemos a sua compreensão.
Equipe editorial
Saiba mais Saiba mais sobre Suspensão temporaria de submissões 2023/2DOSSIÊ: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)
O ensino de Português como Língua Adicional (PLA) está presente em diversas instituições pelo mundo de ensino básico, secundário e superior. Embora a demanda para aprendizagem de PLA tenha crescido na última década, as oportunidades para formação de professores em PLA especificamente ainda são escassas.
Período: 05/03/2023 a 05/06/2023
Saiba mais Saiba mais sobre Submissão aberta - DOSSIÊ: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)DOSSIÊ: Como narrar o real em tempo pós-reais
Partindo da definição de que o espetáculo seria o conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens, Guy Debord define A sociedade do espetáculo (1967) como uma etapa particular do capitalismo, quando os processos de acúmulo de capital e de imagens estariam intrinsecamente conectados e fariam parte do cotidiano.
Período: 20/12/2022 a 05/03/2023
Saiba mais Saiba mais sobre Submissão aberta - DOSSIÊ: Como narrar o real em tempo pós-reaisA partir do presente ano de 2022, o periódico Letras de Hoje estará adotando o fluxo contínuo de publicação, em um volume único, número único anual, o que agilizará a divulgação dos artigos aprovados para publicação. Confira nossos artigos nos volumes já disponíveis no site da EDIPUCRS e tenha uma boa leitura!
Saiba mais Saiba mais sobre MUDANÇA DE PERIODICIDADEPeríodo: 10/02 a 15/04/2022.
Que saber produz a cela? O enclausuramento estabelece uma relação especial com o pensamento? É possível falar em uma condição crítica a partir da prisão?
Saiba mais Saiba mais sobre SUBMISSÃO ABERTA - DOSSIÊ LITERATURA – LITERATURA DO CONFINAMENTO: CELA, PRISÃO E ISOLAMENTO SOCIAL NA LITERATURA BRASILEIRA, LATINO-AMERICANA E EUROPEIARevista Letras de Hoje, publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Saiba mais Saiba mais sobre Submissão aberta para Letras de HojeInformamos que, a partir de janeiro de 2021, a Revista Letras de Hoje passará a ser quadrimestral, contando, então, com três edições por ano.
Saiba mais Saiba mais sobre ALTERAÇÃO DE PERIODICIDADEPeríodo: 04/01 a 25/03/2021.
DOSSIÊ LITERATURA – O CONTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO DE AUTORIA FEMININA
O conto brasileiro contemporâneo de autoria feminina possui uma vasta e rica tradição, que se estende, pelo menos, do século XIX aos dias atuais. Na contemporaneidade, muitas são as mulheres que apresentam uma produção relevante no âmbito da narrativa curta, como é o caso de escritoras afirmadas há muito tempo, como Lygia Fagundes Telles e Nélida Piñon.
Saiba mais Saiba mais sobre SUBMISSÃO ABERTA - DOSSIÊ LITERATURA – O CONTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO DE AUTORIA FEMININA (ENCERRADA)Período: 10/03 a 26/04/2021
ESTUDOS BAKHTINIANOS CONTEMPORÂNEOS
Bakhtin e o Círculo têm contribuído para investigações de grande relevância em diversas áreas do conhecimento, com especial destaque para os estudos do discurso e suas interfaces. Este número, com foco nos estudos bakhtinianos, está aberto a pesquisas que contemplem tanto abordagens teóricas quanto aplicadas. No que tange às teóricas, são estimuladas as atualizações e/ou (re)formulações conceituais assim como reflexões interdisciplinares a partir do conjunto de noções e conceitos desenvolvidos pelo Círculo.
Saiba mais Saiba mais sobre SUBMISSÃO ABERTA - ESTUDOS BAKHTINIANOS CONTEMPORÂNEOS (ENCERRADA)Período: 16/04 a 20/05/2020
Dossiê: Português como Língua Adicional: Linguística e Tradução.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que o número de pessoas que falam a língua portuguesa deve ultrapassar 400 milhões até 2050. Isso se deve ao processo de internacionalização da Língua Portuguesa (LP), que foi intensificado a partir do enquadramento desta no quadro Línguas Críticas do Governo dos Estados Unidos da América (EUA). Em razão disto, a Língua Portuguesa como Língua Adicional (PLA) passa a ocupar um maior espaço nas universidades e empresas do referido país, dado o fomento federal para aperfeiçoamento de estudantes de ensino superior em estudos de PLA.
Saiba mais Saiba mais sobre Submissão aberta - Letras de Hoje (ENCERRADA)Revista Letras de Hoje, publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa, está recebendo artigos para o número com Temática Livre, com publicação prevista para setembro de 2020.
Período: 20/01 a 28/02/2020
Período: 16/04 a 20/05/2020
Dossiê: Português como Língua Adicional: Linguística e Tradução.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que o número de pessoas que falam a língua portuguesa deve ultrapassar 400 milhões até 2050. Isso se deve ao processo de internacionalização da Língua Portuguesa (LP), que foi intensificado a partir do enquadramento desta no quadro Línguas Críticas do Governo dos Estados Unidos da América (EUA). Em razão disto, a Língua Portuguesa como Língua Adicional (PLA) passa a ocupar um maior espaço nas universidades e empresas do referido país, dado o fomento federal para aperfeiçoamento de estudantes de ensino superior em estudos de PLA. Saiba mais Saiba mais sobre Submissão aberta para Letras de HojeRevista Letras de Hoje, publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa, está recebendo artigos para o número com Temática Livre, com publicação prevista para setembro de 2020.
Período: 20/01 a 28/02/2020
Período: 21/10 a 20/11/2019
Saiba mais Saiba mais sobre Submissão aberta para Letras de Hoje (ENCERRADAS)
FORMAS E EFEITOS DO DESCENTRAMENTO NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA
Maria Tereza Amodeo (PUCRS)
Ilana Heineberg (Université Bordeaux Montaigne)
Saiba mais Saiba mais sobre SUBMISSÕES (ENCERRADAS)Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: consciência linguística e memória
Organizadores:
Vera Wannmacher Pereira (PUCRS)
Fernanda Viana (Universidade do Minho)
José Morais (Universidade Livre de Bruxelas)
ENTRE O PROVISÓRIO E O CONSENSUAL: A LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
(Ricardo Araújo Barberena/PUCRS e Leonardo Tonus/Universidade de Paris-Sorbonne — Paris IV)
Saiba mais Saiba mais sobre Submissões abertas (ENCERRADAS)Ethos discursivo: alcance, desafios e potencialidades
Ethos discursif : portée, défis et potentialités
Ethos discursivo: alcance, desafíos y potenciales
Maria da Glória di Fanti (PUCRS)
Liz Feré (CEMTI - Université Paris VIII)
Saiba mais Saiba mais sobre Submissões abertas (ENCERRADAS)
Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.