Educação bilíngüe e multiculturalismo: O exemplo americano
Resumo
Este artigo apresenta uma visão histórica de educação bilíngüe nos Estados Unidos e mostra que a forma como ela foi compreendida mudou através dos anos. O artigo focaliza as diferentes políticas educacionais e a legislação que regulamentam o uso de outras línguas que não o inglês no sistema educacional público e privado nos EUA. Políticas públicas que tratam do ensino de inglês como segunda língua também são discutidas. A perspectiva histórica apresentada no artigo percorre diferentes momentos da história americana e mostra como eles afetaram as políticas educacionais que guiam o uso do inglês e de línguas estrangeiras nas escolas (ex: imigração, o Sputnik, o movimento de direitos civis, e mais recentemente o Nenhuma Criança Deixada para Trás). O artigo mostra as vantagens de se viver em uma sociedade muilticultural, e também como o sistema de educação pública pode se beneficiar deste fato, e como administradores e educadores devem abordar diversidade lingüística e cultural tanto dentro como fora da sala de aula.
Descritores – Bilingüalismo; políticas educacionais; Estados Unidos; inglês como segunda língua; multiculturalismo.
ABSTRACT
This article presents a historical overview of bilingual education in the United States and how the way it is understood has changed over the years. The article deals with the different policies and legislation that have regulated the use of languages other than English within both the public and the private educational systems in the U.S. Public policies that address second language learners and the development of ESL programs are also discussed. In the article, the historical overview covers different moments in American history and how they affected the policies that guide second language use in the school system (e.g. massive immigration waves, the Sputnik, the Civil Rights Movement and, more recently, the No Child Left Behind Act). The article focuses on the advantages of living in a multilingual multicultural society, on how the public school system can benefit from it, and on how teachers and administrators should address linguistic and cultural diversity both in and outside the classroom.
Key words – Bilingualism; educational policies; United States; English as a second language; multiculturalism.
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