O desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35863

Palavras-chave:

Educação, Verdade, pós-verdade, conversação

Resumo

O presente ensaio tem como tema o desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdade. Dentre as questões filosóficas com forte presença na educação, a que trata da verdade talvez seja a mais instigante e desafiadora. Especialmente hoje, quando se propala a entrada na era da pós-verdade e do pós-fático, essa questão revela-se imprescindível para a compreensão e para a realização dos processos formativos. O ensaio está organizado em três momentos: inicialmente, teceremos algumas considerações sobre o problema da educação na era da pós-verdade e do pós-fático; depois, trataremos da conversação na perspectiva filosófica rortiana; por fim, abordaremos a possível relação entre educação e conversação como forma de enfrentar o problema da verdade e a noção de “redescrição” como uma forma alargada de compreender a verdade.

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Biografia do Autor

Altair Alberto Favero, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS.

Luiz Carlos Bombassaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Doutor e Pôster em Filosofia nas Universidades de Heidelberg e Kaiserslautern, na Alemanha; professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS.

 

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Favero, A. A., & Bombassaro, L. C. (2020). O desafio da educação como conversação no tempo do esquecimento da verdade. Educação, 43(2), e35863. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35863

Edição

Seção

Dossiê: Formação em Movimento