Pibid como espaço de formação docente

Autores

  • Jarina Rodrigues Fernandes Universidade Federal de São Carlos
  • Heloisa Chalmers Sisla Universidade Federal de São Carlos
  • Renata Maria Moschen Nascente Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.20266

Palavras-chave:

Formação docente. Terceiro espaço. Pibid.

Resumo

O propósito deste artigo é analisar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes, que tem sido desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde 2011, vem se constituindo em um terceiro espaço de formação de professores/as. Para tanto, foram analisadas experiências narradas em entrevistas semiestruturadas por três licenciandas em Pedagogia que participaram do programa por três anos consecutivos. Ficaram evidenciadas aprendizagens relativas à escola e diferenciação entre o Pibid e o estágio, com características de uma profissionalidade reflexiva, intelectual e autônoma, com elementos que denotam a constituição do referido terceiro espaço de formação.

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Biografia do Autor

Jarina Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Professora no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas

UFSCar

Heloisa Chalmers Sisla, Universidade Federal de São Carlos

Professora no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas

UFSCar

Renata Maria Moschen Nascente, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Educação

UFSCar

Referências

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Fernandes, J. R., Sisla, H. C., & Nascente, R. M. M. (2016). Pibid como espaço de formação docente. Educação, 39(3), 291–301. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.20266

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