Políticas internas de internacionalização do ensino superior
Um desafio à universidade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33068Palavras-chave:
Gestão Educacional, Internacionalização, Ensino Superior, Fases da internacionalização.Resumo
O tema do artigo são as políticas internas de internacionalização em uma universidade comunitária da região sul do Brasil. O objetivo consiste em suscitar o debate sobre políticas internas de internacionalização do ensino superior. Trata-se de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo. Apontamos a importância do planejamento e da constante reavaliação no processo de internacionalização no ensino superior, além de atenção a indicadores de gestão como o desenvolvimento de estudantes globais atentos ao interculturalismo, aprendizado de línguas estrangeiras, pouco investimento e escassez de programas e sistemas de formação docente, adaptação cultural, incentivo à pesquisa em rede e a internacionalização do currículo. Verificamos a relevância dada pela instituição pesquisada para este tema, porém, indicamos a melhor elaboração de algumas fases da internacionalização e monitoramento forte nos principais temas: Formação docente; Dificuldades na comunicação (língua); Pesquisa e currículo; Adaptação cultural.
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