Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro

Autores

  • Olgaíses Cabral Maués Universidade Federal do Pará
  • Robson dos Santos Bastos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28999

Palavras-chave:

Políticas de Educação. Ensino Superior. Internacionalização da Educação.

Resumo

A internacionalização da educação superior no Brasil vem apresentando um crescimento significativo, sobretudo se considerarmos as duas últimas décadas, nas quais foram estabelecidas no país algumas políticas relativas a esse aspecto. A utilização da internacionalização como uma forma de aumentar a concorrência entre os países e de fomentar a sociedade do conhecimento tem levado alguns governos de diferentes países a instituírem políticas de educação superior que possam atender a essas demandas, o que pode significar a mercantilização do saber. O objetivo deste texto é apresentar a análise de algumas dessas políticas brasileiras de internacionalização que envolvem a mobilidade estudantil e de docentes. No estudo, procura-se identificar os principais vetores dos programas, das ações e das estratégias definidas pelos governos, buscando-se verificar as motivações de sua instituição e o conceito de internacionalização que as perpassa.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Maués, O. C., & Bastos, R. dos S. (2017). Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro. Educação, 40(3), 333–342. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28999

Edição

Seção

Dossiê: Internacionalização da educação superior