Seleção de professores em instituições de ensino superior: colaborando com o estado do conhecimento (Capes 2011-2012)

Carolina Schaan Pessano, Claus Dieter Stobäus

Resumo


Hoje em dia tem se falado muito sobre a importância das pessoas para ao sucesso das organizações. Paralelo a isso, estão sendo discutidos, nos mais variados meios e locais, os cuidados que as empresas devem ter para atrair e reter seus talentos. A partir disso, as organizações estão valorizando os seus processos de seleção de forma a buscar profissionais mais qualificados para atender as exigências do mercado atual. Esse tema tem sido também analisado no âmbito das instituições de ensino, onde a complexidade de algumas funções, neste caso a do professor, tem um impacto significativo na formação do indivíduo e da sociedade. Neste contexto, este artigo trata do estudo da produção científica sobre o processo de seleção de professores, com o objetivo de elaborar o “estado do conhecimento” sobre essa temática, identificando como ocorrem esses processos em instituições de ensino superior. O material coletado foi retirado do Banco de Teses da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, das Dissertações e Teses de 2011 e 2012, por ser o período disponível no momento da pesquisa. Como metodologia foi utilizada a busca a partir de uma breve leitura dos trabalhos publicados, considerando teses e dissertações, além da pesquisa bibliográfica e análise dos dados coletados. Esse artigo contempla uma breve contextualização sobre a seleção, bem como alguns conceitos e relações que esta atividade possui com outros fatores importantes das organizações. Ao final, estão apresentadas algumas considerações e conclusões a partir dos dados pesquisados, fazendo um convite para uma reflexão sobre a importância desse processo para a melhoria da qualidade de captação e formação desses profissionais, a partir das poucas produções científicas que envolvem essa temática.


Palavras-chave


seleção; seleção de professores; competências; ensino superior.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDINI, Isadora de Souza. Gestão de tutoria na Educação a Distância: o contexto dos processos focados nas pessoas. 2012. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Banco de Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses. Acesso em: 18 jul. 2015.

DELORS, Jacques. A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GRILLO, Marlene C.; FREITAS, Ana Lúcia Souza de; GESSINGER, Maria Rosana; LIMA, Valderez Marina do Rosário. A gestão da aula universitária na PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

HAZAFF Jr., Waldemar. Gestão eficiente em sala de aula: seis estudos em ciências sociais aplicadas. 2012. 167f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de São Paulo, Biblioteca Depositária: FEA/USP. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08082012-180540/en.php>. Acesso em: 18 jul. 2015.

MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.

MILKOVICH, George T.; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2006.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875 . Acesso em: 18 jul. 2015.

MOROSINI, Marília Costa (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: glossário. Brasília: INEP/RIES, 2006. Vol. 2.

NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. 2 ed. Porto-PT: Editora Porto, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.21202

>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS