Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Educação Por Escrito?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

SUBMISSÕES REVISTA EDUCAÇÃO POR ESCRITO

Os artigos, resenhas, resumos e ensaios científicos deverão ter a seguinte estrutura física e metodológica:

ARTIGOS – artigos inéditos e apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou relato de pesquisa (de 12 a 20 laudas);

RESENHAS - Resenhas de livros e teses (máximo de 6 laudas). Serão aceitas resenhas de livros nacionais com até 2 anos de publicação e de livros internacionais com até 3 anos de publicação;

RESUMOS DE TESES, DISSERTAÇÕES E MONOGRAFIAS - (de 3 a 6 laudas); Os autores devem encaminhar o trabalho digitado em Microsoft Word, em fonte Times New Roman, tamanho 12;

Os textos serão digitados em espaço 1,5, em folha A4 (210mm X 297 mm), com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, alinhamento justificado e numeração arábica das páginas na parte superior direito; Indicar o início de parágrafo e alíneas com recuo de um TAB; Na apresentação, o trabalho deve trazer:

a) Uma PÁGINA DE ROSTO onde conste a seção a que se destina; título e autor(es) - titulação e instituição de origem, endereço para contato (postal e e-mail);

b) TÍTULOS E SUBTÍTULOS com apenas as letras iniciais das palavras em maiúscula, salvo o sub-item do título que deve ser todo em minúsculas; em negrito; em português e inglês;

c) RESUMO, em português e ABSTRACT, em inglês, de 1000 a 1300 caracteres com espaços;

d) PALAVRAS-CHAVE em português e inglês, de 3 a 5;

e) NOTAS DE RODAPÉ - apresentadas ao final das páginas, em corpo 10, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 10 linhas) não devendo conter referências bibliográficas;

Resumo do artigo com no máximo 250 palavras em português, grafado em caixa alta; Seleção de até cinco termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo (palavras-chave); ABSTRACT (em Inglês) ou RESUMEN (em Espanhol) com no máximo 250 palavras, seleção de até cinco termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho, KEY WORDS/ PALABRAS-LLAVE.

Indicar as citações bibliográficas no corpo do texto, entre parênteses, com os seguintes dados, separados por vírgula: sobrenome do autor em caixa alta; data da publicação; abreviatura de página (p.) e o número desta (ex.: SOUZA, 2009, p. 4-6);

As ilustrações usadas no texto devem ser em extensão JPG (entre 180 oue 360 DPIs), devendo ser ao mesmo tempo aplicadas no corpo do texto e postas em arquivos separados do texto com identificação sobre a posição das mesmas junto ao texto, dos créditos e das fontes, segundo a ABNT.

As REFERÊNCIAS deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023):

Livro. AUTOR - Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (Série ou coleção). Notas.

Capítulo de livro - AUTOR. Título do livro. Edição. Título do capítulo: subtítulo. Cidade de Publicação: Editora, ano. Notas.

Artigos de Periódicos - AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do periódico, (abreviado ou não), cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final, separado entre si por hífen, mês abreviado (se houver). Ano.

Artigos publicados em jornal - AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do jornal, cidade de publicação, dia, mês abreviado. Ano. Número ou Título do Caderno, Seção ou Suplemento, p. seguido os números da página inicial e final, separados entre si por hífen.

Trabalhos publicados em Eventos - AUTOR. Título de trabalho, In: NOME DO EVENTO, n. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Título da publicação do evento... Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. Descrição física. Notas.

Dissertações, Teses, Trabalhos de Conclusão de Curso AUTOR - Título: subtítulo. Ano de depósito. Número de volumes ou folhas. Trabalho de Conclusão do curso (Graduação em...) (ou) (Especialização em...) (ou) Dissertação (Mestrado em...) (ou) Tese (Doutorado em...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da Defesa, ano da defesa.

A correção dos artigos e dos trabalhos ficará sob a responsabilidade do autor; as ideias apresentadas nos textos são de inteira responsabilidade dos seus autores. Os direitos das edições dos artigos científicos e dos trabalhos efetivamente publicados automaticamente, no momento da submissão, serão transferidos para a revista, sendo autorizada a reprodução mediante indicação de fonte; Os artigos devem ser enviados exclusivamente por meio eletrônica através do sistema. Se o artigo ou a resenha for devolvido ao(s) autor(es) para revisão e correção, e não retornar dentro de 30 dias, o processo de publicação será cancelado; Os trabalhos somente serão publicados após parecer do Conselho Editorial da revista Os originais ainda não publicados não serão devolvidos aos autores; Caso seu trabalho obtenha do conselho pareceres favoráveis à publicação, será editado e publicado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 10MB).
  4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar (Ex.: http://www.ibict.br).
  5. O texto segue os padrões descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.