Educação em asma: principais técnicas adotadas em programas de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.3.18137Palavras-chave:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTUDOS DE INTERVENÇÃO, ASMA, CRIANÇA, ADOLESCENTE.Resumo
OBJETIVOS: Tendo em vista que a educação em asma é importante para aumentar a adesão ao tratamento, e assim, o controle da doença, o objetivo desta revisão foi identificar os principais estudos sobre intervenção de educação em asma. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão da literatura para identificar os principais estudos que aplicaram medidas pré e pós-intervenção de educação em asma. Aplicou-se a lógica de pesquisa nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus, ScienceDirect e Cochrane. Os artigos foram incluídos mediante descrição completa da aplicabilidade das medidas, suas respostas e as conclusões para o desfecho em programas de educação em asma para crianças e adolescentes. RESULTADOS: Doze pesquisas foram incluídas na revisão. Das intervenções encontradas, quatro foram consideradas as mais aconselháveis por apresentarem resultados satisfatórios em relação à melhor compreensão dos diversos aspectos da asma. CONCLUSÕES: A educação em asma é fundamental tanto para a adesão do cuidado domiciliar quanto para o autocontrole eficaz da doença. Por essa razão recomenda-se fortemente que, para que sejam alcançados os objetivos de autocontrole da doença e melhor qualidade de vida possível, o processo educativo deva ser individualizado, contínuo, progressivo, dinâmico e sequencial. O programa de controle da asma precisa ser não apenas pontualmente efetivo, mas também regular, para ter maior impacto nos indicadores de saúde e qualidade de vida.Downloads
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