Desenvolvimento e Validação do Questionário de Conhecimento em Asma Pediátrica (Q-CAP) para população brasileira
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2020.1.34765Palavras-chave:
Asma, conhecimento em asma, questionários, pais, educação em saúde, psicometria.Resumo
OBJETIVO: Desenvolver e validar o Questionário de Conhecimento em Asma Pediátrica (Q-CAP), na língua portuguesa brasileira.
MÉTODOS: o questionário foi desenvolvido com base em instrumentos internacionais reconhecidos. Especialistas analisaram o instrumento, juntamente com pais de crianças com asma. Foram realizados os testes de validade de construto e conteúdo, alfa de Cronbach, coeficiente de correlação intraclasse, correlação de Pearson, análise de Kappa e curva ROC.
RESULTADOS: participaram do estudo 132 pais de crianças com asma, sendo 117 (88,6%) do sexo feminino, idade média de 35,9±9,1 anos, 78 (59,1%) com ensino médio completo, 73 (59,8%) pertencente a classe econômica C. A versão final do instrumento possuí 20 questões, com ponto de corte de ≥14 pontos. Os escores totais obtiveram conceito “A” nos testes de validade/constructo e valor de 0,69 no alfa de Cronbach. Na avaliação da correlação do coeficiente intraclasse o questionário possui níveis dentro dos aceitáveis (ICC=0,69; IC95%=0,61~0,77; p<0,001). A sensibilidade e especificidade apresentaram área de 0,93 (IC95%: 0,84~1,0; p=0,002) e valores de 80% e 97,1%, respectivamente. Após a aplicação da versão final do Q-CAP, apenas 5 (3,8%) dos pais demonstraram níveis satisfatórios de conhecimento em asma.
CONCLUSÃO: o Q-CAP demonstrou ser confiável, claro e com adequados índices de reprodutibilidade e consistência interna. Sua aplicação é fácil e abrange os aspectos culturais brasileiros essenciais, além de grande precisão em mensurar o nível de conhecimento sobre asma.
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