Poluição do ar relacionada ao tráfego urbano e carbono preto em macrófagos de escarro: uma doença pulmonar "silenciosa"?

Autores

  • Rodrigo Godinho de Souza PUCRS
  • Mauro Henrique Moraes Vargas PUCRS
  • João Paulo Heinzmann Filho PUCRS
  • Mayara Ferraz Menezes PUCRS
  • Paulo Márcio Pitrez PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16534

Palavras-chave:

ESCARRO, DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÓNICA, ASMA

Resumo

OBJETIVOS: descrever dois casos com importante deposição de carbono preto em macrófagos de escarro induzido em adultos jovens saudáveis de uma cidade urbana, mostrando obstrução leve no teste de função pulmonar. A deposição de carbono preto pela poluição do ar nas vias aéreas e no desenvolvimento de doença pulmonar crônica “silenciosa” em populações que vivem em grandes cidades não é clara e pode ser um potencial problema de saúde mundial. DESCRIÇÃO DO CASO: relatamos dois casos de adultos voluntários que vivem em uma grande cidade sul-americana, que se submeteram a exame clínico, função pulmonar e análise de inflamação e deposição de carbono preto em macrófagos de escarro induzido. Os indivíduos eram caucasianos, previamente saudáveis, não-fumantes, adultos, do sexo masculino, moradores da mesma cidade do sul do Brasil, e sem sintomas respiratórios. Apresentaram exames físicos normais, mas com função pulmonar demonstrando doença pulmonar obstrutiva leve, sem resposta ao broncodilatador. Em particular, um dos sujeitos trabalha diariamente em serviços de entrega como motoboy. No exame de escarro ambos não apresentaram sinais de inflamação celular, mas foi detectado um elevado número de carbono preto no interior dos macrófagos. CONCLUSÕES: a exposição contínua à poluição do ar pode desempenhar um papel no desenvolvimento de doenças pulmonares crônicas em longo prazo. O desenvolvimento de um exame melhor, mais direto e menos invasivo para análise da exposição à poluição do ar, juntamente com estudos longitudinais, permitirá medir o real impacto da poluição na etiopatogenia das doenças pulmonares crônicas em populações suscetíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-06-18

Como Citar

de Souza, R. G., Vargas, M. H. M., Heinzmann Filho, J. P., Menezes, M. F., & Pitrez, P. M. (2014). Poluição do ar relacionada ao tráfego urbano e carbono preto em macrófagos de escarro: uma doença pulmonar "silenciosa"?. Scientia Medica, 24(2), 165–167. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16534

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)