Maffesoli e o otimismo do presente
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.25.5396Palavras-chave:
Michel Maffesoli, Teorias da comunicação, OtimismoResumo
Um humor negativo parece marcar as análises de pensadores contemporâneos. Podemos citar ao acaso Debord e Baudrillard. Mesmo pensadores mais otimistas não escapam: nesses casos, um diagnóstico positivo de nosso futuro (próximo) convive com uma apreensão negativa de nosso presente. É a partir dessa situação que Maffesoli ganha seu valor, pois há em seu pensamento uma afetividade de base de tom marcadamente positivo, alegre, afirmativo.Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Périclès et Verdi: la philosophie de François
Châtelet. Paris: Minuit, 1988.
LÉVY. Pierre. Cyberculture. Paris: Odile Jacob, 1997.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.