Os meios, seus usos, sua materialidade: a comunicação e sua epistemologia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8183Palavras-chave:
Livro, leitura, materialidadeResumo
O presente texto tem um caráter, sobretudo, epistemológico e seu horizonte maior é constituído por uma investigação acerca dos modos de teorização de que nos servimos para pensar as relações entre comunicação e cultura. O eixo central de argumentação é duplo: por um lado, destaca-se a importância de análises finas que abandonem o campo das grandes generalizações explicativas em favor de uma abordagem serrada do cotidiano; por outro, são discutidas diversas modalidades em que a materialidade dos meios de comunicação pode ser considerada. A materialidade certamente é importante para uma efetiva compreensão da presença social destes meios.Downloads
Referências
BARBIER, Frédéric. História do livro. São Paulo: Paulistana, 2008.
CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Orgs.). Histoire de la lecture dans le monde occidental. Paris: Seuil, 2001.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. As artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, Roger. Inscrever a apagar: cultura escrita e literatura, séculos XI-XVIII. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
______. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
ENGELSING, Rolf. Die Perioden der Lesergeschichte in der Neuzeit. Das statische Ausmass und die Soziokulturelle Bedeutung der Lektür. Archiv fûr Gerschichte des Buchwesens, cols. 944-1002, 10 (1969).
GONÇALVES, Márcio Souza; CLAIR, Ericson Saint. Antes Tarde do que nunca: notas sobre as contribuições de Gabriel Tarde para a análise da articulação entre comunicação e cultura. In: Revista Galáxia, São Paulo, n. 14, p. 137-148, dez. 2007.
GONÇALVES, Márcio Souza; THURLER, Larriza. Interatividade em ação: situações comunicacionais. In: Líbero: revista
acadêmica/Programa de Pós-Graduação, Faculdade Cásper Líbero. São Paulo, v. 9, n. 17, 2006.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Production of Presence: what meaning cannot convey. Stanford: Stanford University Press, 2004.
JOHNS, Adrian. The Nature of the Book: print and knowledge in the making. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1998.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2005.
PRICE, Leah. Reading: The State of the Discipline. In: Book History, 2004. Volume 7, p. 303-320.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.