O sujeito e a prensa tipográfica

Autores

  • Márcio Souza Gonçalves UERJ

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11345

Palavras-chave:

Prensa tipográfica, racionalidade, sujeito

Resumo

O artigo, de caráter francamente ensaístico, articula, a partir de diversos autores, uma aproximação entre escrita, prensa tipográfica e racionalidade, levantando a hipótese de que a temática do sujeito, que se encontra no cerne da filosofia moderna, tem em sua origem, além de uma questão epistemológica relativa à fundamentação da verdade, uma nova forma de vivência psicológica, ligada a novos modos de experiência mental tornados possíveis pela impressão, que remetem especificamente para o individualismo, o ponto de vista fixo, a perspectiva e a noção do ato cognitivo como representação.

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Como Citar

Gonçalves, M. S. (2012). O sujeito e a prensa tipográfica. Revista FAMECOS, 19(1), 146–167. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11345

Edição

Seção

Jornalismo