Por que um evento é Mega
a falta de consenso acerca do significado de “eventos” e “megaeventos esportivos”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42788Palavras-chave:
megaeventos, eventos, comunicação, estratégia, marketingResumo
Embora cresça no mundo todo a quantidade de eventos globais, notadamente, os esportivos, poucos autores voltam-se à definição de quais deles podem ser considerados megaeventos. Dependendo do campo de estudo, uma categoria é sobrevalorizada às demais (por exemplo, o impacto econômico, turístico, midiático e ou de transformação urbana). A proposta, neste momento, é considerar a produção bibliográfica acerca das conceituações de megaeventos – tanto aquelas focadas em alguns campos como as que tenham formulações mais amplas – e elaborar um modelo que permita o reconhecimento dos megaeventos, em sua totalidade, com olhar especial às atividades esportivas globais.
Downloads
Referências
ALLEN, Johnny; O’TOOLE, William; MCDONNEL, Ian; HARIS, Rob. Organização e gestão de eventos. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
ANDREFF, Wladimir. Sport and financing. In: ANDREFF, W.; SZYMANSKI, S. (ed.). Handbook on the Economics of Sport. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 2006. p. 271-281. DOI: https://doi.org/10.4337/9781847204073
BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 136-163.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
DaCOSTA, Lamartine.; MIRAGAYA, Ana. Estado da Arte do Conhecimento sobre Legados de Megaeventos Esportivos no Exterior e no Brasil. In: DaCOSTA, L. P. et al. (ed.). Legados de megaeventos esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008. p. 33-45.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GIBSON, Heather J. Sports tourism: an introduction to the special issue. Journal of Sports Management, [S.l.], n. 17, p. 205-213, 2003. DOI: https://doi.org/10.1123/jsm.17.3.205
GURGEL, Anderson. Desafios do Jornalismo na era dos megaeventos esportivos. Revista Motrivivência, [S. l.], ano XXI, n. 32/33, p. 193-210, jun./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p193
HALL, Carlisle Michael. Urban entrepreneurship, corporate interests and sports mega-events: the thin policies of competitiveness within the hard outcomes of neoliberalism. HORNE, J; MANZENREITER, W. (ed.). Sports Mega-Events: social scientific analyses of a global phenomenon, [S. l.], v. 54, n. s2, p. 59-70, Dec. 2006. Special Issue: The Sociological Review Monograph Series. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.2006.00653.x
INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE. Olympic Charter. In: Olympic. [S. l.], ago. 2016. Disponível em: https://www.olympic.org/olympic-studies-centre/collections/official-publications/olympic-charters. Acesso em: 16 maio 2017.
MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX: Neurose. Tradução de Maura Ribeiro Sardinha. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
MULLER, Martin. What makes an event a mega-event? Definitions and sizes. Leisure Studies, [S. l.], v. 34, n. 6, p. 627-642, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02614367.2014.993333. Acesso em: 16 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/02614367.2014.993333
STRANGIO, Donatella. Uma questão de definição: literatura e estratégias variáveis para megaeventos. In: FREITAS, Ricardo Ferreira; LINS, Flávio; CARMO, Maria Helena. Megaeventos, Comunicação e Cidades. Curitiba-PR: Editora CRV, 2016. P. 39-58.
PREUSS, Holger; SCHUTTE, Norbert; KONECKE, Thomas; DACOSTA, Lamartine. Valores associados aos Jogos Olímpicos. Revista Ciência e Cultura, [S. l.], v. 68, n. 2, p. 43-49, abr./jun. 2016. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252016000200014. Acesso em: 29 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.21800/2317-66602016000200014
PREUSS, Holger. Aspectos Sociais dos Megaeventos Esportivos. In: Megaeventos esportivos, legado e responsabilidade social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 13-36.
PREUSS, Holger. The Economics of Staging the Olympics – A Comparison of the Games 1972–2008. Cheltenham: Edward Elgar, 2004. DOI: https://doi.org/10.4337/9781781008690
PREUSS, Holger; SEGUIN, Benoit; O’REILLY, Norm. Profiling major sport event visitors: The 2002 Commonwealth Games. Journal of Sport & Tourism, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 5-23, fev. 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/14775080701496719
PREUSS, Holger; GRATTON, Chris. Maximizing Olympic Impacts by Building Up Legacies. The International Journal of the History of Sport, [S. l.], v. 25, n. 14, p. 1922-1938, Dec. 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/09523360802439023
SIEGFRIED, John; ZIMBALIST, Andrew. The Economic Impact of Sports Facilities, Teams and Megaevents. The Australian Economic Review, [S. l.], v. 39, n. 4, p. 420-427, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8462.2006.00431.x
TAVARES, Otavio. Megaeventos Esportivos. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 03, p. 11-35, jul./set. 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.23176
UVINHA, Ricardo R. Megaeventos esportivos: legados para o turismo e a hotelaria. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. Legados de Megaeventos Esportivos. Campinas: Papirus Editora, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.