Configurações da percepção contemporânea e metaformas na televisão: estudo de formas visuais da MTV Brasil

Autores

  • Silvia Cristina Jardim Universidade Paulista
  • Solange Wajnman Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3453

Palavras-chave:

Televisão, tecnologias de comunicação, percepções contemporâneas

Resumo

O Partindo do viés do campo de estudo das materialidades, nosso trabalho realiza uma reflexão sobre o modo como as tecnologias eletrônicas de comunicação configuram novas formas de percepção da realidade e de interação coletiva. É sob este prisma que, ao estudar programas da MTV Brasil, buscamos encontrar em suas imagens, percepções do mundo contemporâneo derivadas do acoplamento do sistema central de seus jovens telespectadores com as novas tecnologias de comunicação, considerando que as percepções advindas deste acoplamento são de vital importância para a configuração das mensagens, interferindo diretamente nas decisões de formatação dos programas por parte da emissora.

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Biografia do Autor

Silvia Cristina Jardim, Universidade Paulista

Universidade Paulista

Solange Wajnman, Universidade Paulista

Universidade Paulista

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Publicado

2008-04-14

Como Citar

Jardim, S. C., & Wajnman, S. (2008). Configurações da percepção contemporânea e metaformas na televisão: estudo de formas visuais da MTV Brasil. Revista FAMECOS, 14(34), 59–66. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3453

Edição

Seção

Televisão e Comunicação