Configurações da percepção contemporânea e metaformas na televisão: estudo de formas visuais da MTV Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3453Palavras-chave:
Televisão, tecnologias de comunicação, percepções contemporâneasResumo
O Partindo do viés do campo de estudo das materialidades, nosso trabalho realiza uma reflexão sobre o modo como as tecnologias eletrônicas de comunicação configuram novas formas de percepção da realidade e de interação coletiva. É sob este prisma que, ao estudar programas da MTV Brasil, buscamos encontrar em suas imagens, percepções do mundo contemporâneo derivadas do acoplamento do sistema central de seus jovens telespectadores com as novas tecnologias de comunicação, considerando que as percepções advindas deste acoplamento são de vital importância para a configuração das mensagens, interferindo diretamente nas decisões de formatação dos programas por parte da emissora.Downloads
Referências
BALOGH, Ana Maria. O discurso ficcional na tv: Sedução e Sonho em Doses Homeopáticas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. p. 23-29.
CASTELLS, Manuel. A cultura da virtualidade Real: a integração da comunicação eletrônica, o fim da audiência em massa e o surgimento das redes interativas. In: Sociedade da Informação. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FELINTO, Erick; ANDRADE, Vinicius. A vida dos objetos. Revista Contemporânea, v. 3. n.1, p. 75-94, 2005.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. O Campo Não-Hermenêutico ou a Materialidade da Comunicação. In: Corpo e Forma. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 15-35.
LÉVY, Pierre. A virtualização do texto. In: O que é Virtual? São Paulo: Editora 34, 2001.
LUSVARGH, Luiza Cristina. A MTV Brasil – a padronização da cultura na mídia eletrônica. 2002. Dissertação (mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
MAFFESOLI, Michel. O conhecimento Comum, compendio de sociologia compreensiva. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1998.
McLUHAN, Marshall. Os meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1971.
______. McLuhan por McLuhan: conferências e entrevistas. McLUHAN, Stephanie; STAINES, David. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV digital interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil. Florianópolis: Ed. UFSC, 2005.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003, p. 73-75.
NATÁRIO, Eduardo S; WAJNMAN Solange. O controle remoto e a interatividade na televisão. 2006. Disponível em: www.compos.com.br/e-compos. Acesso em: 17 nov. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.