A construção material da midiatização: estudo dos procedimentos técnico-expressivos das minisséries Primo Basílio e Os Maias
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.12326Palavras-chave:
Televisão, cenário, figurinoResumo
Trata-se de examinar a produção e veiculação dos cenários e figurinos de duas minisséries que se interconectam. Trabalhando historicamente, discute-se em âmbito mais geral, como a produção das minisséries se moderniza desde 1988 (Primo Basílio) até 2000 (Os Maias), época em que os recursos tecnológicos estão mais avançados e a organização de trabalho mais estruturada. A melhor qualidade da imagem, a busca de verossimilhança e a pesquisa histórica minuciosa, entre outros fatores, certamente contribuíram para o aprimoramento das estratégias de sedução da emissora. Ao mesmo tempo, em níveis mais específicos, busca-se compreender como os procedimentos tecnológicos e estéticos utilizados no tratamento do figurino se inserem nos processos de emergência da midiatização, processos estes, característicos de uma sociedade globalizada.Downloads
Referências
BORELLI, Silvia. Migrações narrativas em multiplataformas: telenovelas Ti-Ti-Ti e Passione. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de e outros (Orgs.). Ficção Televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina, 2011.
BRAGA, José Luiz, Mediatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi e outros (Orgs.). Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV COMPÓS. Porto Alegre: Sulina, 2007.
CARDOSO, João Batista Freitas. A semiótica do cenário televisivo. São Paulo: Annablume, Fapesp, USCS, 2008.
CASIMIRO, Antônio. Consultor da Rede Globo para minisséries. Entrevistadores: Solange Wajnman e Mariana Christina de Faria Tavares Rodrigues. Lisboa, 2009. 1 gravador portátil digital (60 min.), estéreo.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Corpo e forma: ensaios para uma crítica não hermenêutica. Rio de Janeiro: UERJ, 1998.
______. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contratempo, 2011.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
MEMÓRIA Globo. Entre tramas, rendas e fuxicos: o figurino na teledramaturgia da TV Globo. São Paulo: 2007.
ORTIZ, Renato e outros. Telenovela: História e produção. São Paulo: Brasiliense, 1988.
OS MAIAS. Dirigido por Luiz Fernando Carvalho. Brasil: Globo Vídeo, 2004. 1 DVD.
SODRÉ, Muniz. Eticidade, Campo Comunicacional e Midiatização. In: MORAES, Denis (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.