Cidade: palco de cultura e comunicação, espaço de reflexão sobre turismo
Palavras-chave:
Cidade, Turismo, Pós-modernidadeResumo
Em Alegorias urbanas: o passado como subterfúgio – tempo, espaço e visualidade na pós-modernidade (Campinas: Papirus, 2006), Susana Gastal retoma a questão da cidade mostrando que o tema é necessário, hoje mais do que nunca. Importante campo de dis- cussão desde a polis grega, a cidade surge na pesquisa de Gastal como referencial para se pensar a pós-modernidade e suas implicações.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: _____. Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974. v. II. p. 37–184.
MORIN, Edgar. O método. v. 4: As idéias: habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 1998.
SIMMEL, Georg. O estrangeiro. In: Simmel. São Paulo: Ática, 1983. Coleção Grandes Cientistas sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.