O imaginário da diferença: identidade e etnocentrismo na publicidade sobre o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.23286Palavras-chave:
Imaginário, Publicidade, EtnocentrismoResumo
O objetivo deste artigo é investigar a forma como o imaginário acerca do outro é construído pela publicidade de um país. Medo, desconfiança, mas também fascínio e admiração são algumas das emoções e representações que povoam o imaginário acerca da alteridade. Na base dessa relação, o etnocentrismo se instaura tanto em sua versão positiva quanto negativa. Metodologicamente esta é uma pesquisa de natureza qualitativa hermenêutico-interpretativa, um estudo de caso que faz uso de pesquisa bibliográfica. Levantamos a pista de que a atribuição positiva da identidade brasileira na publicidade de outro país esconde um expediente etnocêntrico. A forma cordial e simpática com que brasileiros são descritos em um comercial uruguaio além de reforçar estereótipos revela uma relação etnocêntrica: a afirmação da identidade de si pela rotulação do outro.Downloads
Referências
BARROS, Ana Taís P. O imaginário e a hipostasia da comunicação. Comunicação, mídia e consumo, v. 10, n. 29, p. 13-29, 2013.
BARTHES, Roland. Mitologias. 4. ed. São Paulo: Difel, 1980.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulações. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BRUMANA, Fernando. Antropologia dos sentidos: introdução às idéias de Marcel Mauss. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. Buenos Aires: Paidós, 2005.
CUCHE, Denys. La notion de culture dans les sciences sociales. Paris: La Découverte, 1996.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. São Paulo: Perspectiva, 1976.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1995.
______. Introduction à la mythodologie: mythes et sociétés. Paris: Albin Michel, 1996.
DURKHEIM, Emile; MAUSS, Marcel. Algumas formas primitivas de classificação. São Paulo: Perspectiva, p. 399-455, 1981.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2004.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
GOODY, Jack. La peur des représentations: l’ambivalence à l’égard des images, du théâtre, de la fiction, des reliques et de la sexualité. Paris: La Découverte, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.
HEILBRUNN, Benoît. La consommation et ses sociologies. Paris: Armand Colin, 2005.
HOSSARD, Nicolas. Recto verso: les faces cachées de la carte postale. Paris: Arcadia, 2005.
LAPLANTINE, François; TRINDADE, Liana. O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1997.
LEACH, Edmond. Cultura e comunicação. Lisboa: Edições 70, 1992.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. In: Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1976.
MAFFESOLI, Michel, SILVA, Juremir M. O imaginário é uma realidade (entrevista). Revista Famecos, Porto Alegre, n. 15, p. 74-82, ago. 2001.
ROCHA, E. P. G. O que é etnocentrismo? São Paulo: Brasiliense, 1984.
______. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
RODRIGUES, J.C. Antropologia e comunicação: princípios radicais. Rio de Janeiro: Espaço e tempo, p. 211, 1989.
URUGUAY NATURAL BRASILEROS. 2010. 1 post (46’). Disponível em: http://www.youtube. com/watch?v=BCmsXpF5LuY Acesso em: 21 out. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.