Pode-se falar em gêneros na televisão?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3037Palavras-chave:
Comunicação, gênero, televisãoResumo
Nas últimas décadas, a idéia de gênero tem sofrido um questionamento esmagador, de parte inicialmente da crítica estruturalista e posteriormente do pensamento dito pós-moderno, para os quais esse tipo de discussão se tornou alguma coisa anacrônica, quando não irrelevante. Maurice Blanchot (1959), por exemplo, defendia, em seu tempo, que as únicas coisas realmente importantes são as obras na sua individualidade, independentemente de como as possamos classificar (“tudo se passa como se os gêneros tivessem desaparecido e só a literatura fosse afirmada...”).Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Speech Genres & Other Late Essays. Austin: University of Texas, 1986.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense, 1981.
BALOGH, Anna Maria. Televisão: serialidade, paraserialidade e repetição. Face, v. 3, n. 1, jan/jun. 1990.
BALOGH, Anna Maria. Conjunções, Disjunções, Transmutações: da Literatura do Cinema e à TV. São Paulo: Annablume, 1996.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BLANCHOT, Maurice. Le Livre à venir. Paris: Gallimard, 1959.
CALABRESE, Omar. La Era Neobarroca. Madrid: Cátedra, 1987.
DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.
DERRIDA, Jacques. The Law of Genre. In: Critical Inquiry, v. 7, n. 8.1, Autum, 1980.
DUBOIS, Philippe. Video Thinks What Cinema Creates. In: Jean-Luc Godard: Son + Image, R. Bellour, M. L. Bandy, ed. New York: MOMA, 1992.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1970.
GODARD, Jean-Luc. Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard. Alain Bergala (Ed). Paris: Étoile/Cahiers du Cinéma, 1985.
KIVY, Peter. The Fine Art of Repetition. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
LOTMAR, Iuri. A Estrutura do Texto Artístico. Lisboa: Estampa, 1978.
MACCABE, Colin. Godard: Images, Sounds, Politics. Bloomington: Indiana University Press, 1980.
ONG, Walter. Oralidad y Escritura: Tecnologías de la Palavra. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de Televisão. São Paulo: Moderna, 1998.
PERLOFF, Marjorie. Introduction. In: Postmodern Genres. M. Perloff (Ed.). Norman: University of Oklahoma Press, 1995.
VILCHES, Lorenzo. Play It Again, Sam. In Analisi, n. 9, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.