Fim da televisão?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8799Palavras-chave:
Lost, narrativa transmídia, televisão pós-networkResumo
As audiências televisivas estão se tornando cada vez mais fragmentadas, dividindo seu tempo entre miríades de possibilidades de mídias, canais e plataformas. Nas últimas décadas, os consumidores de TV migraram para conteúdos mais especializados e voltados para nichos, através da oferta de multicanais e também da crescente disponibilidade de programas on demand, autoprogramação e dispositivos de busca. Por outro lado, as audiências estão se tornando cada vez mais “ativas”, interagindo com a televisão através dos sites de fãs, recursos para “baixar” programas, técnicas de spoiling (estragar os programas) e movimentos de comunidades em rede. O artigo visa analisar a experiência da série americana Lost, como um produto que introduz a televisão em uma era pós-network.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Afonso de. Lost e a Ficção Televisiva Transmídia. In: X Estudos de Cinema e Audiovisual. FABRIS, Mariarosaria e outros (Org.). São Paulo: Socine, 2010. Disponível em: http://www.socine.org.br/livro/X_ESTUDOS_SOCINE_b.pdf Acesso em: 23 fev. 2011.
BERMAN, Saul; Niall Duffy; Louisa Shipnuck. The End of Television as We Know It. Somers: IBM Global Services, 2006.
CANNITO, Newton. A Televisão na Era Digital. São Paulo: Summus, 2010.
FORMAGGIO, Dino. L’Idea di Artisticità. Milano: Ceschina, 1962.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
PEARSON, Roberta. Lost in Transition”. Quality TV: Contemporary American Television and Beyond. J. McCabe & . Akass, ed. London: Tauris, 2007.
REGAZZONI, Simone. A Filosofia de Lost. Rio de Janeiro: BestSeller, 2009.
TOLEDO, Glauco Madeira de. Análise da Inserção de Elementos Narrativos Inéditos do Seriado Transmídia Lost em Seu Material Promocional”. In Revista, ano 3, n. 6, 2009.
______. “L for Lost”. Palestra proferida durante a XI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , São Paulo, 2010.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.