A midiologia não é panacéia para nada
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3005Palavras-chave:
Comunicação, Midiologia, MídiaResumo
A midiologia, assim como proposta por Régis Debray, pode ser pensada enquanto uma filosofia, isto é, um sistema de idéias indagativas a respeito dos sinais – a mídia. Efetivamente, se examinamos o termo, é exatamente esta a idéia que vamos encontrar nele contida: o logos da midiologia referese ao tratado, a um sistema de idéias a respeito de alguma coisa; a midio referida é o conjunto dos meios, ou seja, o conjunto dos diferentes sinais que envolvem a vida humana.Downloads
Referências
DEBRAY Régis. Curso de Midiologia geral. Petrópolis: Vozes. 1993, p.15.
DEBRAY, Régis. O Estado sedutor. Petrópolis: Vozes. 1994.
SANTAELLA, Lúcia. A cultura das mídias. S.Paulo: Razão Social. 1992.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Mediocridade e loucura e outros ensaios. São Paulo: Àtica. 1995
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.