A midiologia não é panacéia para nada

Autores/as

  • Antonio Hohlfeldt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3005

Palabras clave:

Comunicação, Midiologia, Mídia

Resumen

A midiologia, assim como proposta por Régis Debray, pode ser pensada enquanto uma filosofia, isto é, um sistema de idéias indagativas a respeito dos sinais – a mídia. Efetivamente, se examinamos o termo, é exatamente esta a idéia que vamos encontrar nele contida: o logos da midiologia referese ao tratado, a um sistema de idéias a respeito de alguma coisa; a midio referida é o conjunto dos meios, ou seja, o conjunto dos diferentes sinais que envolvem a vida humana.

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Biografía del autor/a

Antonio Hohlfeldt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

DEBRAY Régis. Curso de Midiologia geral. Petrópolis: Vozes. 1993, p.15.

DEBRAY, Régis. O Estado sedutor. Petrópolis: Vozes. 1994.

SANTAELLA, Lúcia. A cultura das mídias. S.Paulo: Razão Social. 1992.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. Mediocridade e loucura e outros ensaios. São Paulo: Àtica. 1995

Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Hohlfeldt, A. (2008). A midiologia não é panacéia para nada. Revista FAMECOS, 5(9), 28–31. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3005

Número

Sección

Artículos