Branca de Neve e os Sete Pixels: um estudo sobre imagem digital
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2953Palavras-chave:
Comunicação, imagem, digitalResumo
A idéia de codificar imagens através de dígitos já foi ensaiada diversas vezes antes de se chegar à forma de bits de computador. Começando pelos mosaicos romanos e passando pelos singelos bordados de nossas avós, podemos citar exemplos que vão desde a pintura pontilista (que formava as imagens através de pontos discretos ao invés de tons contínuos) até manifestações de massa recentes como a “ola” praticada em arquibancada de estádios, onde cada pessoa sentada se assemelha a um bit, que pode ocupar duas posições: abaixado ou levantado, transmitindo a imagem de uma onda pela alternância coordenada dessas posições.
Downloads
Referências
BATELLE, John. The Next Big Thing: Live Picture. Wired 1.4, September/October, 1993.
BRAND, Stuart. Creating creating. Wired Online. File 1.1/ departments/idees.fortes. From: infobot@wired.com. Access: 1993.
BROWNING, John. What is the role of libraries in the Information Economy? Wired Online. File 1.1/features/ libraries. From: infobot@wired.com. Access: 1993.
BYRNE, Chuck. A Designer’s Guide to the Computerized Studio, or, How to Stop Worrying and Start Exploiting the Tools of Desktop Publishing. Print: May/June, 1988.
COUCHOT, Edmond. Definitions. Palestra de 15 de abril de 1992. Revue Virtuelle, notebook, n. 1, 1992.
DAVIS, Fred. I Want My (Desktop) MTV!. Wired 1.3. July/ August, 1993.
FLOWER, Joe. 3DO: Hip or Hype? Wired 1.2. May/June, 1993.
GREENWALD, Jeff. Seven Wired Wonders. File wired.wonders from infobot@wired.com. Access: 1993.
GREIMAN, April. Hybrid Imagery: The fusion of technology and graphic design. New York: Watson-Guptill Publications, 1990.
GRUBER, Michael. Digital Archeology. November1993.
KEHOE, Brendan P. Zen and the Art of Internet. 1st ed., Prentice Hall, 1992.
LATANISION, Ivan; SCHMID Sacha. e.s.p.r.i.t. Made Easy. e.s.p.r.i.t., v. 2, n. 2, 1990.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: O desafio das Poéticas Tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
MONTZ, Kim. Color It! User Manual. 2. ed., MicroFrontier Inc., 1992.
OLABARRIAGA, Sílvia Delgado. Computação Gráfica: Uma Visão Geral. Anotações para o seminário de mesmo nome. Porto Alegre, 1991.
SEVERO, Carlos Henrique. O papel do profissional de comunicação nas redes de computadores. Monografia de conclusão do curso de Comunicação Social (ênfase em jornalismo), Porto Alegre, 1993.
SYNERGY: Crosswire. From: ftp://sunsite.unc.edu/pub/multimedia/pictures/OTIS/CROSSWIRE/README.TXT.
THE OTIS Project: The Operative Term Is STIMULATE. From: ftp://sunsite.unc.edu/pub/multimedia/pictures/OTIS/. README.TXT.
VERLE, Lenara. Tela Infinita. From: http://www.sito.org/grid/ infgrid.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.