Branca de Neve e os Sete Pixels: um estudo sobre imagem digital

Autores/as

  • Lenara Verle Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2953

Palabras clave:

Comunicação, imagem, digital

Resumen

A idéia de codificar imagens através de dígitos já foi ensaiada diversas vezes antes de se chegar à forma de bits de computador.  Começando pelos mosaicos romanos e passando pelos singelos bordados de nossas avós, podemos  citar  exemplos  que  vão  desde  a pintura  pontilista  (que  formava  as  imagens através de pontos discretos ao invés de tons contínuos) até manifestações de massa recentes como a “ola” praticada em arquibancada de  estádios,  onde  cada  pessoa  sentada  se assemelha  a  um  bit,  que  pode  ocupar  duas posições: abaixado ou levantado, transmitindo a imagem de uma onda pela alternância coordenada dessas posições.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lenara Verle, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Citas

BATELLE, John. The Next Big Thing: Live Picture. Wired 1.4, September/October, 1993.

BRAND, Stuart. Creating creating. Wired Online. File 1.1/ departments/idees.fortes. From: infobot@wired.com. Access: 1993.

BROWNING, John. What is the role of libraries in the Information Economy? Wired Online. File 1.1/features/ libraries. From: infobot@wired.com. Access: 1993.

BYRNE, Chuck. A Designer’s Guide to the Computerized Studio, or, How to Stop Worrying and Start Exploiting the Tools of Desktop Publishing. Print: May/June, 1988.

COUCHOT, Edmond. Definitions. Palestra de 15 de abril de 1992. Revue Virtuelle, notebook, n. 1, 1992.

DAVIS, Fred. I Want My (Desktop) MTV!. Wired 1.3. July/ August, 1993.

FLOWER, Joe. 3DO: Hip or Hype? Wired 1.2. May/June, 1993.

GREENWALD, Jeff. Seven Wired Wonders. File wired.wonders from infobot@wired.com. Access: 1993.

GREIMAN, April. Hybrid Imagery: The fusion of technology and graphic design. New York: Watson-Guptill Publications, 1990.

GRUBER, Michael. Digital Archeology. November1993.

KEHOE, Brendan P. Zen and the Art of Internet. 1st ed., Prentice Hall, 1992.

LATANISION, Ivan; SCHMID Sacha. e.s.p.r.i.t. Made Easy. e.s.p.r.i.t., v. 2, n. 2, 1990.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: O desafio das Poéticas Tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

MONTZ, Kim. Color It! User Manual. 2. ed., MicroFrontier Inc., 1992.

OLABARRIAGA, Sílvia Delgado. Computação Gráfica: Uma Visão Geral. Anotações para o seminário de mesmo nome. Porto Alegre, 1991.

SEVERO, Carlos Henrique. O papel do profissional de comunicação nas redes de computadores. Monografia de conclusão do curso de Comunicação Social (ênfase em jornalismo), Porto Alegre, 1993.

SYNERGY: Crosswire. From: ftp://sunsite.unc.edu/pub/multimedia/pictures/OTIS/CROSSWIRE/README.TXT.

THE OTIS Project: The Operative Term Is STIMULATE. From: ftp://sunsite.unc.edu/pub/multimedia/pictures/OTIS/. README.TXT.

VERLE, Lenara. Tela Infinita. From: http://www.sito.org/grid/ infgrid.

Publicado

2008-04-09

Cómo citar

Verle, L. (2008). Branca de Neve e os Sete Pixels: um estudo sobre imagem digital. Revista FAMECOS, 3(5), 95–102. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2953

Número

Sección

Artículos