Branca de Neve e os Sete Pixels: um estudo sobre imagem digital
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2953Palabras clave:
Comunicação, imagem, digitalResumen
A idéia de codificar imagens através de dígitos já foi ensaiada diversas vezes antes de se chegar à forma de bits de computador. Começando pelos mosaicos romanos e passando pelos singelos bordados de nossas avós, podemos citar exemplos que vão desde a pintura pontilista (que formava as imagens através de pontos discretos ao invés de tons contínuos) até manifestações de massa recentes como a “ola” praticada em arquibancada de estádios, onde cada pessoa sentada se assemelha a um bit, que pode ocupar duas posições: abaixado ou levantado, transmitindo a imagem de uma onda pela alternância coordenada dessas posições.
Descargas
Citas
BATELLE, John. The Next Big Thing: Live Picture. Wired 1.4, September/October, 1993.
BRAND, Stuart. Creating creating. Wired Online. File 1.1/ departments/idees.fortes. From: infobot@wired.com. Access: 1993.
BROWNING, John. What is the role of libraries in the Information Economy? Wired Online. File 1.1/features/ libraries. From: infobot@wired.com. Access: 1993.
BYRNE, Chuck. A Designer’s Guide to the Computerized Studio, or, How to Stop Worrying and Start Exploiting the Tools of Desktop Publishing. Print: May/June, 1988.
COUCHOT, Edmond. Definitions. Palestra de 15 de abril de 1992. Revue Virtuelle, notebook, n. 1, 1992.
DAVIS, Fred. I Want My (Desktop) MTV!. Wired 1.3. July/ August, 1993.
FLOWER, Joe. 3DO: Hip or Hype? Wired 1.2. May/June, 1993.
GREENWALD, Jeff. Seven Wired Wonders. File wired.wonders from infobot@wired.com. Access: 1993.
GREIMAN, April. Hybrid Imagery: The fusion of technology and graphic design. New York: Watson-Guptill Publications, 1990.
GRUBER, Michael. Digital Archeology. November1993.
KEHOE, Brendan P. Zen and the Art of Internet. 1st ed., Prentice Hall, 1992.
LATANISION, Ivan; SCHMID Sacha. e.s.p.r.i.t. Made Easy. e.s.p.r.i.t., v. 2, n. 2, 1990.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: O desafio das Poéticas Tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
MONTZ, Kim. Color It! User Manual. 2. ed., MicroFrontier Inc., 1992.
OLABARRIAGA, Sílvia Delgado. Computação Gráfica: Uma Visão Geral. Anotações para o seminário de mesmo nome. Porto Alegre, 1991.
SEVERO, Carlos Henrique. O papel do profissional de comunicação nas redes de computadores. Monografia de conclusão do curso de Comunicação Social (ênfase em jornalismo), Porto Alegre, 1993.
SYNERGY: Crosswire. From: ftp://sunsite.unc.edu/pub/multimedia/pictures/OTIS/CROSSWIRE/README.TXT.
THE OTIS Project: The Operative Term Is STIMULATE. From: ftp://sunsite.unc.edu/pub/multimedia/pictures/OTIS/. README.TXT.
VERLE, Lenara. Tela Infinita. From: http://www.sito.org/grid/ infgrid.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.