Deep Blue x Kasparov: a revanche
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3011Palavras-chave:
Comunicação, inteligência artificial, robôResumo
O fato do computador especializado em xadrez da IBM, Deep Blue, ter ganho do campeão mundial humano, Garry Kasparov, em maio de 1997 (em uma série de 5 partidas, Kasparov ganhou uma, empatou duas e perdeu mais duas) ensejou o aparecimento de vários comentários sobre o tema “homem versus máquina”. Um ano antes Kasparov havia jogado com uma versão mais antiga do Deep Blue e ganhado a série de cinco partidas (apesar de perder a primeira partida – sua primeira derrota para um computador). O tom dos comentários então era de alívio generalizado: ainda éramos “superiores” à máquina – pelo menos no xadrez.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Tela Total. Porto Alegre, 1997. Editora Sulina.
IBM CORPORATION. Kasparov x Deep Blue: The Rematch. 1997. Disponível em: http://www.chess.ibm.com
TURKLE, Sherry. Life on the screen. New York, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.