Esboços e projetos da sociedade empreendedora: mundo conexionista, sociabilidade e consumo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22654Palavras-chave:
Cultura empreendedora, comunicação e consumo, discursoResumo
Este artigo tem como tema a cultura empreendedora, compreendida como processo comunicacional por meio do estudo do Projeto Draft; ou, segundo as palavras do próprio projeto, trata-se da análise da “Cultura Maker”, ou os “novos empreendedores brasileiros”. O objeto de estudo é uma plataforma digital que dá visibilidade a iniciativas de empreendedorismo, empreendedorismo social, novos negócios, que oscila entre uma estética jornalística e conteúdos patrocinados por grandes corporações. Em pauta, está um Brasil editado pela visão da “sociedade empreendedora” (Drucker, 2011). Dentre os temas desenvolvidos, estão: a relação entre projetos de nação, cultura empreendedora e o espírito do capitalismo (Boltanski e Chiapello, 2009); os significados do consumo, as formas de sociabilidade e os modelos de cultura (Morin, 2007) construídos no ambiente do Projeto Draft. O método da pesquisa se fundamenta na proposta de análise crítica de discurso de Fairclough (2001).
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