Questões metodológicas para o estudo das vidas narrativizadas: aplicação às narrativas de empreendedores sociais

Autores

  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.14474

Palavras-chave:

Comunicação e Consumo, metodologia, representações

Resumo

Este artigo trata das questões contextuais, conceituais e metodológicas para o estudo das narrativas de empreende-dores sociais. Trata-se de parte de um estudo mais amplo de pós-doutoramento, que aborda o empreendedorismo social na comparação entre os cenários brasileiro e português. O quadro teórico desta pesquisa se baseia nas discussões acerca do novo espírito do capitalismo (Boltanski; Chiapello, 2009) e do papel do empreendedor social como forma de engajamento no siste-ma. Este papel é semantizado de acordo com o ambiente social que o abriga. A proposta metodológica é desenvolvida a partir da análise do percurso de vida, segundo Giele e Elder Jr. (1998).

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Biografia do Autor

Vander Casaqui, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da  Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2014-01-14

Como Citar

Casaqui, V. (2014). Questões metodológicas para o estudo das vidas narrativizadas: aplicação às narrativas de empreendedores sociais. Revista FAMECOS, 20(3), 866–883. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.14474

Edição

Seção

Metodologias