Para Além da Fixidez do Traço no Desenho: representação pictórica e narrativa no humor gráfico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.11982Palavras-chave:
Comunicação, Caricatura, Humor gráficoResumo
Temos a intenção de examinar as relações entre a representação de ações e as formas fixas de desenhos, a partir de um olhar sobre as potencialidades narrativas de aspectos visuais das tradicionais tiras diárias: estamos especialmente preocupados com a complementaridade entre os traços estilísticos da caricatura - como um matriz para o desenho de personagens – e a estrutura narrativa mesma das gags visuais - como o modelo privilegiado para a representação das ações próprias ao gênero cômico. Numa tal perspectiva, a morfologia do humor visual - simbolizada pela caricatura - é melhor abordada somente se sua graça humorística for considerada como parte do problema geral de um estilo “lacunar” ou “expressivo” da caricatura: ao associá-la com uma abordagem poética do riso, a incompletude da composição icônica na caricatura é instrumental para a realização da narratividade visual.Downloads
Referências
CARRIER, David. Caricature; or, representing causal connection. In: The Aesthetics of Comics. Pennsylvania: Pennsylvania University Press, 2000.
GOMBRICH, Ernst H. O experimento da caricatura. In: Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
______. The Mask and the Face: the perception of physiognomic likeness in life and in art. In: The image and the eye. London: Phaidon, 1982.
GUBERN, Roman. La narration iconique au moyen dês images fixes. In: Degrés, n. 59, p. 1-30, 1989.
MESKIN, Aaron. Comics as litterature? In: British Journal of Aesthetics, Oxford, v. 49, n. 3, p. 219-239, 2009.
MOLITERNI, Claude. Technique narative. In: Bande Dessinée et figuration narrative. Paris: Musée des Arts Décoratifs/Palais Du Louvre, p. 179-199, 1967.
SABIN, Roger. The pioneers. In: Comics, Comix & Graphic Novels. London: Phaidon, p. 12-25, 1996.
WÖLFFLIN, Heinrich. Linear e pictórico. In: Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.