Figuras da imediaticidade na retórica visual da publicidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3401Palavras-chave:
Comunicação, publicidade, imaginárioResumo
O propósito deste texto é apresentar a questão do "imaginário de comunicação", próprio às imagens publicitárias contemporâneas, a partir da discussão sobre o modo como o tema do grotesco é trabalhado por elas, no plano de seu discurso visual (isto é, a partir da matéria icônico-plástica de suas imagens).Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica, A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As figuras de linguagem. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 1989.
CERIANI, Giulia. Représenter le silence: analyse de la campagne institutionelle Telecom Italie 2003. In: HÉNAULT, Anne (Org.). Ateliers de Sémiotique Visuelle. Paris: PUF, 2004.
ECO, Umberto. O Olhar Discreto: por uma semiologia das mensagens visuais. São Paulo: Perspectiva, 1978.
FRESNAULT-DERUELLE, Pierre. L'éloquence des images. Images fixes III. Paris: PUF, 1993.
GOMBRICH, Ernest H. A participação do observador. Arte e ilusão: um estudo sobre a psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
GOMBRICH, Ernest H. Standards of truth: the arrested image and the moving eye. In: The image and the eye: futher studies in the psychology of pictorial representation. London: Phaidon, 1982.
KAYSER, Wolfgang. O grotesco. Configuração na pintura e na literatura. São Paulo: Perspectiva, 2003.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
PICADO, Benjamim. Ícones, Instantaneidade, Interpretação: por uma pragmática da representação pictórica na fotografia. In: Galáxia, n. 9, 2005.
PICADO, Benjamim. Olhar testemunhal e representação da ação na fotografia. In: e-compós., n. 3, 2005.
VÉRON, Eliseo. De l'image sémiologique aux discursivirtés: le temps d’um photo. In: Hermes. 13/14, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.