Dá-me tua rebeldia que eu te compro uns belos sapatos: o “ser admirável” como moeda midiática de troca*

Autores/as

  • Rose de Melo Rocha ESPM/SP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5297

Palabras clave:

Meios de comunicação, visibilidade, juventude

Resumen

Tomando como objeto de análise a telenovela mexicana Rebelde, tem-se por objetivo problematizar algumas das bases estésicas e estéticas que compõem o modo de aparecimento juvenil neste produto midiático, problematizando, entre outros, o sistema de agenciamento do gosto ali evidenciado e as estratégias de visibilidade por ele articuladas. Dialogando com Landowsky, Morin e Prokop, entre outros, propõe uma reflexão sobre alguns dos impactos das articulações entre imagem do jovem e imaginário juvenil propostas e percebidas desde esta telenovela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

APPADURAI, Arjun. Disjunção e diferença na economia cultural global. In. FEATHERSTONE, Mike. Cultura global. Petrópolis: Vozes, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 1995.

DELEUZE, Gelles. & GUATTARI, Félix. Micropolítica e segmentaridade. In: Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 34, 1996.

DELEUZE, Gilles. Post-criptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Rio de Janeiro: 1992.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1979.

KOKOREFF, Michel. L´autocélébration de la televisión et ses paradoxes. In: Quaderni. Paris: CREDAP, Université Paris Dauphine, n. 9, p. 19-39, 1989/1990.

LANDOWSKY, Eric. Gosto se discute. In: LANDOWSKY, Eric e FIORIN, José Luiz (Org.). O gosto da gente, o gosto das coisas. São Paulo: EDUC, 1997.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio. Ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Relógio D´Água, 1989.

MAUTNER, Anna Verônica. As grifes humanas. In: Folha de S. Paulo. São Paulo, 5 dez. 2002.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. Necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

PERNIOLA, Mario. Do sentir. Lisboa: Presença, 1993.

PROKOP, Dieter. Fascinação e tédio na comunicação. Produtos de monopólio e consciência. In: PROKOP, Dieter. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1986.

ROCHA, Rose de Melo. Você sabe para quem está olhando?. In: BAITELLO, Norval (Org.). Os meios da (in)comunicação. São Paulo: Annablume, 2004.

Cómo citar

Rocha, R. de M. (2009). Dá-me tua rebeldia que eu te compro uns belos sapatos: o “ser admirável” como moeda midiática de troca*. Revista FAMECOS, 16(38), 21–27. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5297

Número

Sección

Media y comunicación