Cibercidades: notas sobre as novas tecnoheterotipias
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3398Palabras clave:
Comunicação, cibercultura, cibercidadeResumen
A partir de uma reflexão sobre a concepção tecnodigital das cidades contemporâneas, propomos pensar aqui sua genealogia enquanto realidade e sua presença enquanto narrativa, sua ligação com o cinema e com o imaginário tecnológico, sua experiência de habitat dos ciborgues, sua relação com o pós-humano, o pós-histórico ou o pós-biológico. Considerando as cibercidades um artefato cultural, propomos o conceito de heterotopia para descrever o que as caracteriza: virtualizações e invenções.Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Globalização:conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
BRAGANÇA DE MIRANDA, José; TERESA CRUZ, Maria (Org.) Crítica das ligações na era da técnica. Lisboa: Tropismos, 2001.
BRISSAC PEIXOTO, Nelson. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac, 1996.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: 34, 1994.
FOUCAULT, Michel. O uso dos prazeres. São Paulo: Graal, 1984.
______. Des espaces autres. In: Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994.
KUNZRU, Hari. Você é um ciborgue: um encontro com Donna Haraway. In: SILVA, Tadeu Tomás da (Org.). Antropologia do ciborgue. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LEMOS, André (Org.). Cibercidade: as cidades na cibercultura. Rio de Janeiro: e-Papers, 2004.
_______. Cibercidade II: a ciberurbe na sociedade de informação. Rio de Janeiro: e-Papers, 2005.
MUSSO, Pierre. A filosofia da rede. In: PARENTE, A. (Org.). Tramas da rede. Porto Alegre: Sulinas, 2004.
RESENDE, Beatriz. Apontamentos de crítica cultural. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
ROSSET, Clément. Le réel: traité de l'idiotie. Paris: Minuit, 1977.
SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e sensacionalismo. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
TUCHERMAN, Ieda. Fabricando corpos: ficção e tecnologia. In: Corpo, técnica, subjetividades. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, Relógio d'Água, jun. 2004.
WERTHEIM, Margaret. A história do espaço de Dante à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.