Gastronomia, Cultura e Mídia: o longo percurso “Você é o que você come”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8199Palavras-chave:
Gastronomia, mídia, culturaResumo
Este texto se refere de uma maneira transversal à pesquisa que estamos desenvolvendo em torno de alguns eixos: corpo e subjetividade; a medicalização da sociedade, a representação pública das ciências nas revistas de divulgação e o imaginário tecnológico. Escolhemos como tema a gastronomia porque participando da relação inicial entre filosofia e medicina , nela reconhecemos a presença de um duplo eixo e de suas tensões na nossa formação ocidental: o uso dos prazeres e o cuidado de si. Na nossa atualidade, onde “a saúde substituiu a salvação”, é interessante pensar no contraste entre regras draconianas de cuidado de si e o prestígio dos elementos ligados à imaginação gastronômica, os chefs de cuisine e o que este contraste denuncia da nossa experiência de viver e consumir. Duas formas de conceber o excesso parecem presentes: o supérfluo incensado de um lado e tornado grotesco de outro.Downloads
Referências
ALLENDE, Isabel. Afrodite. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BRILLAT-SAVARIN, Antoine. A fisiologia do gosto. São Paulo:
Companhia das Letras, 1995.
FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São
Paulo: Martins Fontes, 1986.
KRONDL, Michael. O sabor da conquista: Veneza, Lisboa e Amsterdam na rota das especiarias. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
SERRES, Michel. Éclaircissements. Paris: Flammarion, 1992.
______. Hominescência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Lisboa: Veja, 1999.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.