Um novo gênero cinematográfico: o documentário catástrofe
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.35.4091Palavras-chave:
Documentário, catastrofismo, estética científicaResumo
Este artigo busca cartografar uma idéia do que chamamos de documentário-catástrofe, como um novo gênero cinematográfico. Nosso foco de interesse são dois filmes de tema semelhante e natureza diferente: o premiado Uma verdade inconveniente, protagonizado pelo ex-vicepresidente dos Estados Unidos, Al Gore, e o documentário da BBC, Estamos mudando nosso planeta? realizado pelo jornalista David Attenborough. Nestes documentários o mundo é o personagem principal, com um conjunto retórico e estético capaz de convencer e fascinar os espectadores, num jogo de construção de imagens de destruição que atinge no coração visual nosso afeto por este planeta e esta vida, antes tão fotogênicos.Downloads
Referências
ARENDT, H., A condição humana, Rio de Janeiro, Forense, 2001.
DUPUY, J.P., A catástrofe, o império da técnica e o desaparecimento da natureza: a tentação de apagar a política com a técnica. In: NOVAES, Adauto (org.). O esquecimento da política. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
EGRI, C.P.; PINFIELD, L.T. As organizações e a biosfera: ecologia e meio ambiente. In: CLEGG et al. Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1998.
IPCC. Fourth Assessment. Report, 2007
LATOUR, B, SCHWARTZ,C E CHARVOLIN F, Crise dos meios ambientes: desafios às ciências humanas, In: ARAÚJO, Hermetes Reis de. (Org.). Tecnociência e Cultura, Ensaio sobre o tempo presente. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
LENOBLE, R. História da idéia de natureza. Citado por: DULLEY, R. Noção de Natureza, Ambiente, Meio Ambiente, Recursos Ambientais e Recursos Naturais, Agric. São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26. 2004.
MOSCOVICI, S. Natureza, para pensar a ecologia. Rio de Janeiro: Mauad X: Instituto Gaia, 2007.
NICHOLS, B. Introdução ao Documentário. Campinas, Papirus, 2005.
SERRES, M. Atlas. Lisboa, Instituto Piaget, 1997.
SINGER, B. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. Ed. 2. São Paulo: Cosac &Naify, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.