De cinéthique a Maffesoli: propostas para a superação da nostalgia modernista pelo erudito e pelo político em teoria do cinema

Autores/as

  • Fernando Mascarello Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3070

Palabras clave:

Comunicação, teoria do cinema, Maffesoli

Resumen

O alvo de nossas preocupações consiste nesta capacidade do paradigma teórico modernista de sustentar posições entre os ensaístas contemporâneos. Mais especificamente, nos referimos à teoria modernista-política elaborada no espaço editorial das revistas Cinéthique, Cahiers du Cinéma e Screen, a partir do maio de 68 até meados da década de 70, e que resulta na influente triangulação de semiótica, marxismo e psicanálise que a um só tempo oferece a crítica do realismo clássico e a sustentação a uma vanguarda revolucionária.

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Biografía del autor/a

Fernando Mascarello, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Mascarello, F. (2008). De cinéthique a Maffesoli: propostas para a superação da nostalgia modernista pelo erudito e pelo político em teoria do cinema. Revista FAMECOS, 7(12), 99–109. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3070

Número

Sección

Imaginario

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