Imaginação, poder e ciência: considerações acerca do filme Contato Extraterrestre
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3041Palabras clave:
Comunicação, cinema, ficçãoResumen
Contato extraterrestre é um bom exemplo de que é possível vida inteligente no planeta Hollywood. Teria tudo para ser apenas mais um filme-espetáculo tão ao gosto, nesta década, das platéias contemporâneas mobilizadas pela ação e pirotecnia tecnológica e que supõem ser a humanidade um mero compósito de sensações nervosas.No entanto, o bom roteiro, baseado em obra homônima de Carl Sagan, permite uma leitura complexa e matizada de diferentes respostas – não necessariamente excludentes – dadas às formas de conhecimento possíveis da realidade, examina as relações tensas entre compromissos político-institucionais e a busca da verdade e, principalmente, restitui à ciência uma dimensão poética esquecida nestes tempos de legitimação pela eficácia.Descargas
Citas
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
ANDERY, Maria Amélia e outros. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1996.
BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1996.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido se desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
CHALMERS. O que é Ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
FOUREZ, Gérard. A Construção das Ciências. São Paulo: UNESP, 1995.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
ROUANET, Sérgio Paulo. As Razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras: 1989.
WEBER, Max. A ciência como vocação. In: Ensaios de Sociologia.
GERTH, Hans e WRIGHT MILLS, C. (Org.) Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.