A montagem perversa positiva na revista Nin
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.26869Keywords:
Revista Nin, montagem, perversãoAbstract
A proposta desse artigo é de compreender como o conceito de montagem perversa pode contribuir para oferecer um leque de representações fora do esquadro de conceitos cristalizados. Para isso, esse texto se apropria do discurso e das imagens da revista Nin e aborda como a publicação apresenta elementos perversos para a redefinição de identidades, sexualidade, gênero e desejo, não se limitando apenas em apresentar signos engessados sobre esses assuntos, oferecendo uma condição de montagem perversa positiva.Downloads
References
AMARAL, Muriel Emídio Pessoa. As representações de perversões e estereótipos no filme “Macho, fêmea e cia – a vida erótica de Caim e Abel”. In: BERTOLLI FILHO, Claudio; AMARAL, M.E.P. (orgs.). Pornochanchando: em nome da moral, do deboche e do prazer. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. p. 121-138.
BUTLER, Judith. Problema de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
COLASSANTI, Alice. Aleta Valente, a boca do novo mundo. Nin, Rio de Janeiro, ed. 2, ano 1, p. 62-65, 2015.
DOR, Jöel. Estrutura e perversão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
DUFOR, Dany R. A cidade perversa: liberalismo e pornografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
FERRAZ, Flávio C. Perversão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FREUD, Sigmund. Um caso de histeria: três ensaios sobre sexualidade e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. Neurose, psicose, perversão. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
GICOVATE, Letícia. @ex_miss_febem é Aleta Valente Bangu. Nin, Rio de Janeiro, ed. 2, ano 1, p. 62-65, 2015.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Fêlix. Mil platôs. In: Capitalismo e Esquizofrenia. v.1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2010.
LANTERI-LAURA, Georges. Leitura das perversões. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
MATTA, João da. Erotismo, sensualidade & sexualidade como potências da vida. Nin, ed. 1, ano 1, p. 65-67, 2015.
MISKOLCI, Richard. A teoria queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Revista Sociologias, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 150-188, 2009.
PIRES, Andréa Lucena de Souza; e outros. Perversão- estrutura ou montagem? Revista Reverso, Belo Horizonte, v. 26, n. 51, p. 43-50, 2004.
QUINET, Antonio. Édipo ao pé da letra: fragmentos de tragédia e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.
RIBEIRO, Anderson Francisco; SOUZA, Antônio Carlos. O lugar da pornografia na sociedade brasileira: as guerras públicas e o direito ao erótico (1964-1985). Revista História & Perspectivas, Uberlândia, v. 29, n. 55, p. 373-400, 2016.
ROUDINESCO, Elisabeth. A parte obscura de nós mesmos: uma história dos perversos. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
SAFATLE, Vladimir. Fetichismo: colonizar o outro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.
SIBILIA, Paula. O bisturi de software: como fazer um “corpo belo” virtualizando a carne impura? In: ARAUJO, Denise Correa (org.). Imagem (Ir) realidade: comunicação e hipermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 271-289.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SIBONY, Daniel. Perversion: dialogues surdes folies “actuelles”. Paris: Édittions Grasset & Fasquelle, 1987.
SZPACENKOPF, Maria Izabel de Oliveira. O olhar do poder: a montagem branca e a violência no espetáculo telejornal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Famecos implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Famecos as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.