Algumas notas edificantes e curiosas escritas para o uso daqueles que querem pensar o mundo tal como ele é
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9463Palavras-chave:
Abordagem compreensiva, representação, happyfew.Resumo
Nesta proposta de reflexão, Maffesoli fala da obra que ultrapassa o autor através do qual ela se exprime. Eis a pretensão da abordagem compreensiva, aquela que deixa ser, ao invés de reduzir a um sistema pré-estabelecido. O autor trata da apresentação, aquém ou além da representação, de dois pressupostos que lhe foram “ditados” pela força das coisas: uma concepção mística do social e a ênfase sobre o “dado”, que está lá antes de toda ação humana. Também apresenta duas impressões essenciais que permeiam sua obra, o desejo de ser e a profundidade da superfície. Ao criticar o dogmatismo e propor que as palavras se tornem falas para conduzir a uma relação apropriada com a alteridade, Maffesoli traz um texto para meditação de, segundo ele, alguns “happyfew” que querem pensar o mundo tal como ele é.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.