Imaginação, poder e ciência: considerações acerca do filme Contato Extraterrestre
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3041Palavras-chave:
Comunicação, cinema, ficçãoResumo
Contato extraterrestre é um bom exemplo de que é possível vida inteligente no planeta Hollywood. Teria tudo para ser apenas mais um filme-espetáculo tão ao gosto, nesta década, das platéias contemporâneas mobilizadas pela ação e pirotecnia tecnológica e que supõem ser a humanidade um mero compósito de sensações nervosas.No entanto, o bom roteiro, baseado em obra homônima de Carl Sagan, permite uma leitura complexa e matizada de diferentes respostas – não necessariamente excludentes – dadas às formas de conhecimento possíveis da realidade, examina as relações tensas entre compromissos político-institucionais e a busca da verdade e, principalmente, restitui à ciência uma dimensão poética esquecida nestes tempos de legitimação pela eficácia.Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
ANDERY, Maria Amélia e outros. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1996.
BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1996.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido se desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
CHALMERS. O que é Ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
FOUREZ, Gérard. A Construção das Ciências. São Paulo: UNESP, 1995.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
ROUANET, Sérgio Paulo. As Razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras: 1989.
WEBER, Max. A ciência como vocação. In: Ensaios de Sociologia.
GERTH, Hans e WRIGHT MILLS, C. (Org.) Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.