Imagem cinematográfica e pensamento: imagem-afeção na confluência das teorias de Peirce e Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.27989Palavras-chave:
Deleuze/Peirce, imagem cinematográfica, pensamentoResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa, que trata da relação entre pensamento e imagem cinematográfica, considerando-se as teorias elaboradas por Gilles Deleuze, na confluência com as de Charles Sanders Peirce. Entre as modalidades de imagem-movimento, conceito desenvolvido por Deleuze no livro A Imagem-movimento Cinema 1, neste artigo, prioriza-se a imagem-afeção. Com o propósito de compreender tal conceito e explicitar o papel deste no pensamento, trata-se, em linhas gerais, do conceito de imagem-movimento e de suas divisões, mas acopladas às categorias fenomenológicas peirceanas; em seguida, classifica-se a imagem-afeção, a partir de definições e da taxionomia advindas da gramática especulativa, um dos ramos da semiótica ou lógica desenvolvida por Peirce, destacando-se os diversos tipos de ícone. A importância deste artigo está em colocar em evidência o potencial das teorias peirceanas, que fluem com as deleuzeanas, para a compreensão do pensamento, ou de imagens em movimento.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espirito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento Cinema 1. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
______. A imagem-tempo Cinema 2. Editora Brasiliense, 2013.
DRIGO, Maria Ogécia. Comunicação e Cognição: semiose na mente humana. Porto Alegre: Sulina/EdUniso, 2007.
DRIGO, Maria Ogécia. Imagem cinematográfica e pensamento: a imagem-percepção na confluência de teorias de Deleuze e Peirce. Revista E-Compós, Brasília, v. 19, n. 2, maio/ago. 2016.
DRIGO, Maria Ogécia; SOUZA, Luciana. C. P. de. Aulas de semiótica peirceana. São Paulo: Annablume, 2013.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
MACHUCO ROSA, António (Ed.). Charles Sanders Peirce, Antologia Filosófica. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 1998.
PEIRCE, Charles Sanders. Collected Papers. Hartshorne, Charles and Weiss, Paul (eds.), v. 1, Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1931a.
______. Collected Papers. Hartshorne, Charles and Weiss, Paul (eds.), v. 2, Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1931b.
______. Collected Papers. Hartshorne, Charles and Weiss, Paul (eds.), v. 5, Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1931c.
______. Collected Papers. Burks, Arthur W. (ed.), v. 8, Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1958.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.