Imagem e Cognição em Cena: um estudo com a relação Iconicidade/Indexicalidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6883Palavras-chave:
Imagem, representação visual, cogniçãoResumo
Neste artigo, que tem como cenário o cotidiano permeado de imagens ou representações visuais que, de algum modo, compõem nossas imagens ou representações mentais, objetiva-se construir um pensamento crítico sobre o cenário mencionado e explicitar as operações mentais vinculadas às representações visuais quando estas oscilam, na semiose, entre a iconicidade e a indexicalidade. Assim, no percurso metodológico valer-se-á de Baudrillard, Virilio e Jameson, para compor o cenário, enquanto para refletir sobre as operações mentais a semiótica peirceana se faz pertinente, especialmente a Lógica Crítica e a Lei da Mente, sem deixar de buscar assentamento para algumas dessas idéias em Damásio. A relevância desta investigação está no fato de se tentar resgatar o papel das imagens para a cognição e, com isso, atenuar as especulações, as fantasias que se constroem em torno das imagens que invadem nosso olhar.Downloads
Referências
BAUDILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
DAMÁSIO, Antonio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
HARTSHORNE, C. & WEISS, P. (vols. I-VI), 1959, e BURTS, A. W. (vols. VII-VIII), 1958. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Harvard University Press, 1994. CD-ROM Intelex Corporation.
FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a fotografia. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1998.
JAMESON, Fredric. Espaço e Imagem. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
PERELMAN, Chäim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
______. Matrizes da Linguagem e Pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SANTAELLA, Lucia. e NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
VIRILIO, Paul. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.