Atentado em looping: uma palavra que aciona uma imagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.4.20992Palavras-chave:
Midiatização, imagens, atentadosResumo
Este artigo parte da palavra atentado para tratar das imagens simbólicas construídas pela midiatização. Com os recentes acontecimentos na França envolvendo o jornal Charlie Hebdo e com a divulgação de vídeos pelo grupo Estado Islâmico, questiona-se qual o significado que a palavra atentado convoca? Adota-se a premissa de que o imaginário coletivo é acionado por fenômenos midiáticos toda vez que um atentado ocorre pelo mundo. Então, é possível dizer que há uma figura recorrente, partilhada socialmente, no que se refere à cristalização da imagem da palavra atentado? Assim, este artigo se organiza em três etapas: a) as noções conceituais; b) o contexto midiático de aparecimento/reaparecimento de imagens e c) a articulação dos atentados com a ideia de imagem totêmica pela circulação. A hipótese de base é de que a imagem do 11 de setembro é a figura aderente, convocada seja pelo jornalismo ou por atores sociais de modo a manter uma ligação com o imaginário coletivo.Downloads
Referências
ARAUJO, Denize (org). Imagem (I.R.) Realidade: comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006.
BAITELLO JUNIOR, Norval. O animal que parou os relógios: ensaios sobre comunicação, cultura e mídia. São Paulo: Annablume, 1999, reimpressão 2003.
______. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker Editores, 2005.
________. A serpente, a maça e o holograma: esboços para uma Teoria da Mídia. São Paulo: Paulus, 2010.
BAITELLO JUNIOR, Norval; CONTRERA, Malena. Na selva das imagens:
Algumas contribuições para uma teoria da imagem na esfera das ciências da comunicação. Revista Significação, v. 33, n. 25, São Paulo, Editora USP, 2006.
BRAGA, José Luiz; FERREIRA, Jairo; FAUSTO NETO, Antônio; GOMES, Pedro Gilberto (orgs). Dez perguntas para a produção de conhecimento em comunicação. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2013.
BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. IN: JANOTTI JUNIOR, Jeder; MATTOS, Maria Angela; JACKS, Nilda (orgs) Mediação & midiatização. Salvador: Edufba: Brasília: Compós, 2012.
BELTING, Hans. Likeness and presence:a history of the image before the era of art. Chicago, London: The University of Chicago Press, 1994.
______. Pour une anthropologie dês images. Paris: Gallimard, 2004.
BYSTRINA, Ivan. Tópicos de Semiótica da cultura. São Paulo: CISC, 1995.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 15ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. 2ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem. Uma introdução a uma Filosofia da Cultura Humana. Ed Martins Fontes: São Paulo, 1994.
______. A filosofia das formas simbólicas. Vol II – O pensamento mítico. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CEMIN, Arneide. Entre o cristal e a fumaça: afinal o que é imaginário? Presença Revista de Cultura e Meio Ambiente. Porto Velho, Fundação Universidade Federal de Rondônia v. 5, no 14. Dez./1998.
DURAND, GILBERT. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1998.
______. Estruturas antropológicas do imaginário: introdução e arquetipologia. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FAUSTO NETO, Antônio. A midiatização jornalística do dinheiro apreendido: das fotos furtadas à fita leitora. Disponível em: www.compos.org.br/biblioteca 245pdf Acesso em: 20 jul. 2008.
FERREIRA, Jairo. Midiatização: dispositivos, processos sociais e de comunicação. Revista E-Compós, Brasília, v. 10, p. 1-15, 2007.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
______. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Organizado por Rafael Cardoso. São Paulo: Cosac Naify,2007.
______. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
JORON, Phillipe. Alteridade simbólica e construção marginal da realidade. IN: Imagem ( I.R.) Realidade: comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 290-305.
HJAVARD, STIG. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Revista Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, jan/jun. 2014.
KLEIN, Alberto; ROSA, Ana Paula. Atentado em imagens: sincronização e circularidade na mídia. Revista Grhebh, n. 8, jul. 2007.
KLEIN, Alberto. Imagens do culto e imagens da mídia. Porto Alegre: Sulina, 2006.
NÖTH, Winfried. O que as imagens excluem e como o excluído é incluído novamente. Revista Líbero, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, v. 17, n. 33, p. 21-30, 2014.
SANTAELLA, Lúcia. Imagens são óbvias ou astuciosas. Revista Líbero, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, v. 17, n. 33, p. 13-18, 2014.
______.; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulao: Iluminuras, 1997.
PEIRCE, Charles. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ROSA, Ana Paula da. Imagens-totens: a fixação de símbolos nos processos de midiatização. 2012. 360 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Ciências da Comunicação, Unisinos, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/000003/0000033A.pdf
STRAUSS, Lévi. O totemismo hoje. Petrópolis: Vozes, 1975.
VERON, ELISO. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004.
WULF, Christoph. Imagem e fantasia. 2000. Disponível em:
http://www.cisc.org.br/portal/index.php/biblioteca/viewdownload/4-wulf-christoph/26-imagem-e-fantasia.html Acesso em: 12 dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.