Onirossignos deleuzianos no videoclipe Hyperballad: interfaces cinematográficas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.16899Palavras-chave:
Videoclipe, Cinema, Narrativa oníricaResumo
O artigo analisa o videoclipe Hyperballad, roteirizado e apresentado por Björk, com a direção de Michel Gondry, com ênfase nas interlocuções tecnoestéticas entre produtos audiovisuais e o cinema. O texto também indaga em que medida a obra anuncia características do cinéma du look – uma tendência do cinema francês, na qual o diretor se insere. A noção sobre imagem-tempo de Deleuze, na instância sígnica da imagem-sonho, é a principal base teórica; e, desse modo, o diálogo com Peirce é fundamental para entender os onirossignos deleuzianos no videoclipe. Finalmente, a fenomenologia dos sonhos de Bachelard é utilizada, para interpretar as modulações espaço-temporais da narrativa onírica na tela.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. São Paulo: DIFEL, 1985.
______. O ar e os sonhos – ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte, da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre plano. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2000.
PEIRCE, Charles Sanders. Escritos coligidos. In: Peirce. Frege. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 4-176.
______. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Cinema e Pintura: a pintura, a fotografia, o cinema e a luz. In: XAVIER, Ismail (Org.). O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
PIGNATARI, Décio. Signagem da Televisão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora. Visual. Verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.