Iconização do verbal e criatividade em vinhetas de abertura de telenovelas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8803Palavras-chave:
Vinhetas de telenovelas, iconização do verbal, estéticaResumo
O artigo aborda os signos intercambiantes entre o verbal e o icônico, em vinhetas de abertura de telenovelas brasileiras, com ênfase na ampliação do espaço da escrita, o que se configura como um desafio estético. Uma leitura intersemiótica investiga práticas criativas que integram signos verbais e visuais, a partir dos recursos da computação gráfica. Procura-se também delinear os conceitos teóricos fundamentais sobre as textualidades midiáticas. Outro objetivo é questionar a exploração de formas cinéticas em palavras e letras, suas texturas e nuances cromáticas que, não raro, ficam aquém do tratamento inventivo dado às imagens em si.Downloads
Referências
ANTONIO, Jorge Luiz. Poesia eletrônica: negociações com os processos digitais. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2008.
AZNAR, Sidney Carlos. Vinheta: do Pergaminho ao Vídeo. São Paulo: Arte & Ciência/UNIMAR, 1997.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DONNER, Hans. Disponível em http://www.hansdonner.br Acesso em: jan. 2011
ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1980.
FONAGY, Ivan. Motivação e remotivação. In. TODOROV, Tzvetan; FONAGY, Ivan; COHEN, Jean. Linguagem e emotivação. Porto Alegre: Globo, 1977, p. 67-86.
GUIMARÃES, Denise Azevedo Duarte. Comunicação tecnoestética nas mídias audiovisuais. Porto Alegre: Sulina, 2007.
GROUPE µ. Rhétorique de la poésie. Lecture lineaire, lecture tabulaire. Bruxelles: Editions Complexe, 1977.
MACHADO, Arlindo. Uma poética, o videoclip? In: OLIVEIRA, A. Claudia; SANTAELLA, Lúcia. (Orgs). Semiótica da Comunicação e outras ciências. Cadernos da PUC, n. 30, p. 33- 41. São Paulo: EDUC, 1987.
______. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.
______. Máquina e imaginário. O desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 2001.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2008.
PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1990.
PIGNATARI, Décio. Letras, Artes, Mídia. São Paulo: Editora Globo, 1995.
______. Signagem da televisão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
______. Informação. Linguagem. Comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1971.
PLAZA, Júlio; TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: HUCITEC, 1998.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? São Paulo: Ática, 1989.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 1971.
SILVEIRA, Walter e outros. Art e tecnologia.br (série televisual em video-home). São Paulo: Philbus/Itaú Cultural/ TV Cultura, 2003.
YOUTUBE. Disponível em: http://www.youtube.com Acesso em: dez. 2010.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.