Origens, mutações e horizontes epistemológicos do fenômeno glocal – dos interesses normativo-celebrantes do campo corporativo às ressignificações tensionais nas ciências humanas e sociais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12890Palavras-chave:
Civilização mediática, Fenômeno glocal, Tecnologias e redes de comunicação em tempo real.Resumo
Contribuindo para a renovação do debate sobre as relações entre o local e o global na cultura contemporânea, o texto mapeia e discute interpretações sobre o fenômeno glocal e seu processo derivativo, a glocalização, desde o seu aprisionamento terminológico-celebrante no campo corporativo até a sua inserção reflexivo-descritiva nas Ciências Humanas e Sociais, em especial a Comunicação, de que o texto é um indicador. A historicização inclui a crítica a dois pressupostos correntes: a da preponderância do local sobre o global (que deprecia a função social-histórica e político-econômica velada das tecnologias do tempo real, na base dos interesses pós-industriais que as sustentam) e a do absolutismo do global e da globalização (que, ao radicalizar a percepção das tendências correntes, relativiza a importância socioestrutural do local) – críticas sinalizadoras do tratamento teórico-epistemológico tensional proposto pelo autor em relação ao tema, sob a inspiração das tendências de hibridização contemporânea.Downloads
Referências
BOURDIN, Alain. La question locale. Paris: Presses Universitaires de France, 2000.
CANEVACCI, Massimo. Sincretismos: uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 1996.
FRANCO, Augusto de. A revolução do local: globalização, glocalização, localização. Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento, 2003.
ROBERTSON, Roland. Globalization: social theory and global culture. London: SAGE, 1992.
______. Globalisation or glocalisation? Journal of International Communication, v. 1, n. 1, p. 33-52, 1994.
______. Glocalization: time-space and homogeneity-heterogeneity. In: FEATHERSTONE, Mike; LASH, Scott; ROBERTSON; Roland (Orgs.). Global Modernities. London: Sage, 1995. p. 25-44.
ROBERTSON, Roland; GUILANOTTI, Richard. Glocalization, transnational corporations and democratic governance: an analysis of the globalization of football. In: LOSCHE, Peter; RUGE, Undine; STOLZ, Klaus (Org.). Year book of European and North American studies. Goettingen: University of Goettingen Press, v. 5, 2001, p. 219-251.
ROBERTSON, Roland. Le dimensioni della cultura globale. In: BATINI, Elisabetta; RAGIONIERI, Rodolfo (Org.). Culture e conflitti nella globalizzazione. Florence: Leo S. Olschki, 2002, p. 17-30.
ROBERTSON, Roland; WHITE, Kathleen E. Globalization: an overview. In: ______. (Ed.). Globalization: critical concepts in sociology. London: Routledge, v. 1, 2003, p. 1-44.
RUBIM, Antonio Albino C. O lugar da política na sociabilidade contemporânea. In: PRADO, José Luiz Aidar; SOVIK, Liv (Org.). Lugar global e lugar nenhum: ensaios sobre democracia e globalização. São Paulo: Hacker, 2001, p. 115-140.
SEDDA, Franciscu. (Org.). Glocal: sul presente a venire. Roma: Luca Sossella, 2004.
TRIVINHO, Eugênio. Cyberspace: crítica da nova comunicação. São Paulo: Biblioteca da ECA/USP, 1999.
______. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.
VIRILIO, Paul. Vitesse et information: alerte dans le cyberespace! Le Monde Diplomatique, Août, 1995.
______. A bomba informática. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.