Espaço público, visibilidade mediática e cibercultura: obliteração estrutural da esfera pública no cyberspace

Autores

  • Eugênio Trivinho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8194

Palavras-chave:

Cibercultura, cyberspace, esfera pública

Resumo

O estudo aborda a repercussão sociocultural do fenômeno da visibilidade multimediática na organização simbólica do espaço público a partir dos anos 70 do século passado, estirão histórico abrangido pela categoria da cibercultura. A argumentação é constituída em dois movimentos. O primeiro define e recontextualiza as três configurações mediáticas majoritárias do simbólico nessa época, reconhecendo-lhes o respectivo estado da arte: a cena pública de promoção e autopromoção, o espaço público de partilha e de resposta e a esfera pública de discussão, macroconfigurações que, embora imbricadas na realidade, não podem ser confundidas. Esse procedimento analítico e reflexivo condiciona o movimento sequencial da argumentação, em cujo cerne comparece a tese fundamental do texto: a obliteração estrutural e acentuada da esfera pública de discussão paradoxalmente no cyberspace, a rede de manifestação livre de idéias.

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Biografia do Autor

Eugênio Trivinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Como Citar

Trivinho, E. (2011). Espaço público, visibilidade mediática e cibercultura: obliteração estrutural da esfera pública no cyberspace. Revista FAMECOS, 17(3), 266–277. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8194

Edição

Seção

Cibercultura