E por falar em ensino fundamental de nove anos, mais um equívoco: agora não precisamos mais alfabetizar... Agora é só letrar?
Resumo
Este artigo traz reflexões acerca da formação do professor alfabetizador, reafirmando sua relevância, bem como as possíveis contribuições das disciplinas de Didática, Metodologia de Ensino, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado para concretização e construção de uma escola pública de qualidade. Para tanto, problematiza um entendimento pontual (aqui denominado equívoco), para então abordar diferentes concepções de alfabetização e letramento e suas implicações na formação do professor alfabetizador. Quanto ao suporte teórico, apoia-se na Legislação, que determina e orienta a Educação Nacional, em Fernandes (2003, 2005), Pimenta (2010), Tardif (2005) entre outros, para discutir a formação do professor e, quanto às especificidades do processo de alfabetização, contempla as contribuições de Freire (1989), Soares (2010, 2004), Ferreiro e Teberosky (1985), Ferreiro (2010), Kleiman (2007,1995) e Tfouni (1988 e 1995) entre outros. O artigo finaliza afirmando a necessidade de uma formação teórico-prática mais sólida e articulada. PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização e Letramento. Ensino Fundamental de Nove Anos. Formação de Professores. Didática e Práticas de Ensino. TALKING ABOUT NINE-YEAR ELEMENTARY EDUCATION, ANOTHER MISTAKE: SHOULD WE NOW TEACH ONLY A BASIC LEVEL OF LITERACY? ABSTRACT This paper brings reflections on the literacy teacher education, reaffirming its relevance, as well as possible contributions from disciplines such as Didactics, Teaching Methodology, Teaching Practice and Supervised Internship to completing and building a quality public school. Therefore, it problematizes a limited understanding (here called mistake) and then discusses different conceptions of literacy teaching and their implications for the teacher’s education. As for the theoretical support, it is based on the Legislation, which determines and directs the National Education, on Fernandes (2003, 2005), Pimenta (2010), Tardif (2005) among others, to discuss teacher training and, as to the specifics of literacy instruction process, includes the contributions of Freire (1989), Soares (2010, 2004), Ferreiro and Teberosky (1985), Ferreiro (2010), Kleiman (2007.1995) and Tfouni (1988 and 1995) among others. The article concludes by reaffirming, the need for a more solid and articulate theoretical and practical training. KEYWORDS: Literacy teaching; Nine-year elementary education; Teacher training; Didactics, Teaching Methodology, Teaching Practice and Supervised Internship.Downloads
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