A produção da autonomia no sujeito deficiente: contribuições da escola inclusiva
Resumo
A temática da inclusão escolar encontra-se bastante presente nos discursos e políticas educacionais nos últimos anos, assim, vemos crescer tentativas de implementação de ações inclusivas no contexto escolar. Neste viés, o presente estudo busca responder a seguinte questão: Como o princípio da autonomia se articula nas políticas de inclusão e influencia as práticas educacionais? Penso ser importante analisar essa questão devido ao fato de encontrarmos o princípio da autonomia presente nos discursos políticos e educacionais atuais. A pesquisa está sendo realizada em uma instituição de ensino da cidade de Santa Maria/RS. Meu intento é problematizar as questões relacionadas à educação inclusiva e discutir que, apesar dos supostos avanços ocorridos nos últimos anos, a escola regular e a Educação Especial ocupam lugares diferenciados, mas ainda utilizam práticas segregacionistas e normativas para lidar com a deficiência. Pretendo aprofundar o debate buscando compreender as teias que se enredam na proposta da educação inclusiva e como estas influenciam o contexto escolar, a educação dos sujeitos incluídos e a produção de sua autonomia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.